Ensopado de Borrego










1 kg de peito de borrego FRANCISGOOD
2 dentes de alho
2 dl de vinho branco
1 c. chá de pimentão doce
2 folhas de louro
Molho de piripiri (usei o de piripiri extra picante Paladin)
1 pitada de pimenta branca Margão 
Sal marinho Marnoto q.b.

4 batatas
1 c. sopa de concentrado de tomate Compal da Horta
1 cebola grande
2 dentes de alho
1 ramo de cheiros (hortelã, salsa e coentros, biológicos, Aroma Alentejo (adquirir por aqui))
4 c. sopa de azeite  virgem extra CASA ANADIA Private Collection
1 pão da avó ou saloio
Óleo para fritar q.b.

Prato fundo, 12 cm, rosa, coleção Pérola da MOLDE


Comece por cortar o borrego em pedaços e tempere com os dentes de alho picados, as folhas de louro, o vinho branco, o pimentão-doce, sal e piripiri. Envolva e deixe marinar durante a noite.
Aqueça o azeite e junte-lhe a cebola em meias luas e os dentes de alho laminados. Deixe-os amolecer e junte o borrego escorrido, deixando cozinhar até ganhar cor de ambos os lados. Acrescente depois a marinada da carne e deixe cozinhar por 5 minutos. Adicione as batatas, em pedaços pequenos, e cubra com água. Junte o ramo de cheiros, adicione mais sal e deixe cozinhar, em lume brando e mexendo de vez em quando, até a carne ficar macia e as batatas cozidas. Adicione água aos poucos, se necessário, enquanto cozinha. Retifique os temperos.
Corte o pão em fatias, leve-as a fritar em óleo quente, dourando-o de ambos os lados. Retire para papael de cozinha para escorrer o excesso de óleo.
Sirva o  ensopado de borrego sobre o pão torado.




Para acompanhar este prato, recomendo:

Casa Anadia Dão 2014
Casa Anadia


Castas: Touriga Nacional, Alfrocheiro, Jaen.
Vinificação: Com maceração pre-fermentativa a baixa temperatura, e com elevação de temperatura durante a fermen­tação até aos 26°C com remontagens muitos suaves.

Estágio: 9 meses em barrica de 2° utilização.

Ano: 2014



O vinho Casa Anadia Dão pretende recordar as ligações do Palácio aos anos de produção de séculos anteriores e resulta numa esplendida combinação das castas que dão origem a um vinho elegante e mineral de cor encarnada viva e profunda. Aromas e sabores delicados de frutos vermelhos associadas a notas florais.
Corpo elegante, com taninos firmes de grande finesse em perfeito equilíbrio com o álcool e acidez, assim se caracteriza este vinho como fiel exemplo da tradição secular.

Visite o site: http://www.casaanadia.pt





Aqui estão os produtos fantásticos que usei na preparação deste prato.

O meu muito obrigada à FRANCISGOOD, Molde, Compal, Aroma Alentejo, Paladin, Marnoto, Margão e Casa Anadia pela simpatia e pelos produtos, de grande qualidade, que me enviaram.







Sem comentários:

Enviar um comentário

Atualizações do Instagram | @SEUINSTAGRAM

https://www.instagram.com/narwens_cuisine/