Bolo de Aniversário (de Limão e Doce de Ovos)








Bolo: 
225 g de ovo liquido pasteurizado Dovo (equivalente a 4 ovo L) da Derovo
150 g de açúcar 
110 g de farinha 
1 c. chá de aroma a baunilha (que pode adquirir na Gloodclicando aqui)

Calda de limão:
150 g de açúcar 
160 g de água
1 limão pequeno (apenas a casca amarela, sem a parte branca que amarga) 

Doce de Ovos:
200 g de gemas de ovo Dovo (equivalente a 12 gemas de ovo M) da Derovo
250 ml de água
300 g de açúcar

Decoração:
50 g de chocolate negro com Vinho do Porto  Casa Grande - Fábrica de Chocolates
Palets de chocolate (usei de chocolate negro) Casa Grande - Fábrica de Chocolates
Canudos de baunilha q.b.
Caneta decoradora para doces Delícia da Tescoma  (compre aqui)
Papel vegetal ou papel pardo
1 fita de cetim a gosto

Robot de cozinha kMix vermelho da Kenwood
Prato com medalhões, 16 cm, azul, coleção Pérola da MOLDE
Tabuleiro de aperitivos de 2 secções com medalhões, azul, coleção Pérola da MOLDE
Caneca com medalhões, azul, coleção Pérola da MOLDE


Comece por preparar o doce de ovos levando ao lume a água com o açúcar. Mexa para dissolver o açúcar e aguarde que atinja ponto de pérola, que acontece quando o fio que correr da colher for espesso e ficar uma gota suspensa na extremidade (temperatura 108º C). Retire do lume e deixe arrefecer cerca de 10-15 minutos. Ao fim deste tempo, e quando a calda já não estiver tão quente, junte-lhe as gemas (previamente batidas) a pouco e pouco enquanto mexe constantemente com uma vara de arames. Leve o creme de ovo novamente ao lume até atingir ponto de estrada; que acontece quando passar uma colher de madeira no fundo do tacho e, se formar como que uma estrada que deixe ver o fundo (temperatura 110º C ). Cuidado neste momento para deixar ferver ou o doce de ovos ficará cristalizado. Deixe arrefecer.

Na batedeira, bata os ovos juntamente com o açúcar até triplicarem de volume e obter uma mistura clara e fofa. Junte a baunilha e bata mais um pouco.
Peneire a farinha e misture-a aos ovos, adicionando-a três vezes e envolvendo delicadamente, com movimento de baixo para cima.
Unte e enfarinhe uma forma de 18cm, bem alta (ou 2 formas um pouco mais pequenas e de tamanho igual) e adicione-lhe a massa. Leve ao forno, previamente aquecido a 180ºC, durante 20-25 minutos ou, até um palito inserido no meio, sair limpo.
Deixe o bolo arrefecer e corte em três partes, de tamanho idêntico.

Leve ao lume a água com o açúcar e a casca de limão (apenas a casca amarela, sem a parte branca que amarga) e, sem mexer, deixe ferver. retire do lume. Regue, cada uma das parte do bolo, com a calda para que fiquem bem húmido.
Coloque uma das partes do bolo num prato, barre-a com doce de ovos, adicione a segunda parte do bolo e barre com mais doce de ovos. Coloque a última camada de bolo e adicione uma faixa de papel pardo (ou vegetal) a toda a volta do bolo e com a altura do mesmo. Ate com uma fita de cetim.
Cubra o bolo com o restante doce de ovos e leve ao frigorífico.

Derreta o chocolate e coloque-o na caneta decoradora,  munida com um bico médio. Sobre papel vegetal, desenhe as letras da palavra "Parabéns", deixando algum espaço entre si. Leve ao congelador, com cuidado, para que o chocolate solidifique.
Adicione as "letras de chocolate" ao bolo e decore com palets de chocolate e canudos de baunilha. mantenha no frigorífico até ao momento de servir.





Aqui estão os produtos fantásticos que usei na preparação desta receita.

O meu muito obrigada à Kenwood, Glood, Casa Grande - Fábrica de Chocolates, Tescoma, Molde e Derovo pela simpatia e pelos produtos, de grande qualidade, que me enviaram.


















Sem comentários:

Enviar um comentário

Atualizações do Instagram | @SEUINSTAGRAM

https://www.instagram.com/narwens_cuisine/