Arroz Doce Merengado









300ml de água
150ml* de arroz carolino Bom Sucesso
2 pedaços de casca de limão
1 pitada de sal
1 pau de canela
1/2 colher de sopa de manteiga Lacticínios do Paiva
1L de leite
50g de gemas de ovo Dovo (equivalente a 3 gemas de ovo M) da Derovo
125g de açúcar branco
85g de clara de ovo (cerca de 3 claras de ovo)
50g de açúcar em pó CONDI
1 colher de chá de sumo de limão

Preparação:
Comece por juntar as gemas com metade do açúcar, batendo bem com uma vara de arames até obter uma espécie de creme esbranquiçado. Reserve.
Aqueça o leite até que ferva, reserve.
Aqueça a água com o restante açúcar, a casca de limão, o pau de canela e uma pitada de sal. Quando levantar fervura, acrescente o arroz, deixando-o, em lume brando, até que absorva toda a água, mexendo ocasionalmente. De seguida, junte a manteiga, envolva e vá adicionando o leite, aos poucos,
deixando sempre que o arroz o absorva antes de acrescentar mais. Quando terminar o leite e o arroz, deve apresentar-se bastante cremoso, retire o pau de canela e as cascas de limão.
Junte o preparado de ovo e açúcar ao arroz, envolva muito bem e leve novamente ao lume até ferver um pouco. Coloque de imediato em ramekins(tacinhas que possam ir ao forno) e deixe arrefecer.
Entretanto, bata as claras até obter picos suaves, junte o açúcar e o limão ebata bem.
Transfira o merengue para um saco pasteleiro de boquinha frisada e forme espirais altas sobre o arroz doce. Leve ao forno, pré-aquecido a 200ºC, até dourar levemente, por 5 minutos.
Notas:
* Use o medidor de líquidos para obter a medida de arroz.
Rende 4 taças.





Aqui estão os produtos fantásticos que usei na preparação deste prato.


O meu muito obrigada à Bom Sucesso, Lacticínios do Paiva, Derovo, Margão, Loja Viva Online pela simpatia e pelos produtos, de grande qualidade, que me enviaram.