Cupcakes de Páscoa









375g de farinha com fermento
125g de açúcar
200g de chocolate branco Pantagruel
100 g de ovo liquido pasteurizado Dovo (equivalente a 2 ovo M) da Derovo
375ml de leite
2 colheres de chá de raspa de limão
160g de manteiga Lacticínios do Paiva
50g de amêndoa torrada  Vale D'Amêndoa

20 forminhas de papel
Mini ovos de chocolate Cadbury (que pode adquirir na Gloodclicando aqui)


Fios de ovos:
500 g de açúcar
250 ml de água
200 g de gemas de ovo Dovo (equivalente a 12 gemas de ovo M) da Derovo
1 pitada de farinha
1 pitada de açúcar



Pré aqueça o forno a 210ºC.
Prepare 20 formas de muffins untando-as com margarina derretida e polvilhando-as com farinha. Coloque-as dentro de um tabuleiro de ir ao forno, reserve.
Pique o chocolate branco grosseiramente, reserve. Pique também a amêndoa.
Coloque a farinha num recipiente largo, junte o açúcar, a amêndoa e o chocolate picado, misture bem e faça uma cova no centro.
À parte, bata os ovos com o leite e a raspa de limão. Verta esta mistura na cavidade dos ingredientes sólidos. Junte a manteiga derretida e, com uma colher de metal, mexa até que tudo esteja bem misturado. Não bata demasiado a massa, pois este deve ter uma textura grumosa.
Coloque a massa nas formas preenchendo apenas ¾ da sua capacidade.
Leve ao forno por 15-20 minutos, aproximadamente (faça o teste do palito). Retire do forno e deixe arrefecer na forma por 5 minutos, desenforme e deixe arrefecer sobre uma grade.
Adicione, sobre cada bolkinho, uma boa porção de fios de ovos, acamando-os ligeiramente ao centro. adicione os ovinhos de chocolate, de modo a parecer um ninho com, ovos e estão prontos a servir.


Fios de ovos:
Comece por bater as gemas e verta-as sobre um passador de rede fina. Com o auxilio de um garfo, mexa, suavemente, deixando-as escorrer para uma taça. Execute este processo duas vezes para permitir que os fios de ovos fiquem mais longos.
Enquanto isto, coloque a água e o açúcar ao lume, num tacho largo. Deixe ferver e atingir o ponto de pérola; que acontece quando, na extremidade dos fios que escorrem da colher, formam-se pequenas bolas densas e em forma de lágrima/pérola (107ºC). Neste momento, coloque perto de si uma taça com água gelada ou água com pedras de gelo e uma concha da calda (servirá para colocar os fios de ovos depois de prontos).
De seguida, salpique a calda com um pouco de farinha e açúcar, misturados, para manter o ponto de açúcar. Baixe o lume para o mínimo.Verta um pouco das gemas num funil de bicos (próprio para fazer fios de ovos) e deixe cair os fios sobre a calda movendo, sempre, o funil em círculos. Quanto mais depressa mover o funil em círculos, mais finos serão os fios. Tenha atenção para não fazer muitos fios de cada vez até adquirir prática ou não sairá bem.
Deixe cozinhar alguns segundos e retire, com uma escumadeira, para a taça de água gelada,
Repita o processo até acabar as gemas. Tendo em conta que, de vez em quando, deve adicionar um pouco de água fria para manter o ponto da calda.
Coloque os fios a escorrer sobre uma peneira e se pare-os com as mãos ou usando um garfo.
Guarde-os no frigorífico até ao momento de servir.




Aqui estão os produtos fantásticos que usei na preparação desta sobremesa.

O meu muito obrigada à Pantagruel, Glood, Lacticínios do Paiva,  Vale D'Amêndoa,  pela simpatia e pelos produtos, de grande qualidade, que me enviaram.













Sem comentários:

Enviar um comentário

Atualizações do Instagram | @SEUINSTAGRAM

https://www.instagram.com/narwens_cuisine/