Cevapcici





A gastronomia sérvia foi influenciada pelos povos que invadiram o país ao longo dos anos, principalmente os húngaros e turcos. Na verdade, esta cozinha é indubitavelmente continental: carne de porco, vaca e carneiro, aves, peixes de rio, vegetais e leguminosas, queijo e pão, compõem a ementa mais tradicional.
Entre as preparações típicas na Sérvia, as carnes grelhadas na brasa são muito apreciadas. Um dos pratos mais conhecidos é o cevapcici  que consiste em pequenos pedaços de carnes picados e moldados em tiras (este prato é confeccionado em todo o Balcãs). 



250 g de carne de vaca picada 
250 g de carne de porco picada 
1-2 colheres de chá de pimentão-doce (ou paprika)
2-4 dentes de alho bem picados
1/2 ou 1 colher de chá de pimenta de cayenne (ou piripiri em pó)
uma pitada de bicarbonato de sódio
pimenta preta moída na hora q.b.
sal e manjerona q.b.
1 ovo 
 

Coloque as carnes num recipiente largo e vá juntando os restantes ingredientes (excepto o ovo) amassando muito bem com as mãos. Quando os ingredientes estiverem bem misturados junte o ovo e amasse mais um pouco até estar uma massa homogénea e com os ingredientes bem distribuídos. 
Forme rolinhos do tamanho de um polegar ou um pouco mais compridos (irão parecer croquetes longos).
Grelhe na brasa ou num grelhador anti-aderente em lume brando (sem  adicionar gorduras), tendo o cuidado para grelhar os cevapcici de todos os lados, virando-os com regularidade até estarem cozinhados (cerca de 15-25 minutos).

2 comentários:

Atualizações do Instagram | @SEUINSTAGRAM

https://www.instagram.com/narwens_cuisine/