Salsichas com Couve Lombarda









4 salsichas frescas de porco
12 folhas de couve lombarda (as folhas mais claras são mais tenras)
1 cebola média picada
3 dentes de alho picados
450g de tomate pelado e picado (ou uma lata pequena de tomate)
500ml de caldo de carne (1.5 cubo de caldo de carne + 500ml de água morna)
1 dl de óleo de amendoim/azeite
0.5dl de vinho branco
bicarbonato de sódio q.b.
sal e pimenta q.b.
palitos de madeira/metal q.b.




Separar as folhas da couve e escolher as maiores e mais claras. Lave-as bem e corte parte mais grossa do talo de cada uma.
Numa panela alta com água a ferver, coloque as folhas de couve e um pouco de bicarbonato de sódio (este fará com que as folhas mantenham a cor) e deixe cozinhar 5-15 minutos depois de ferver (isto irá depender da rijeza da couve, o ideal será que fique quase cozido). Escorra-as e coloque-as sobre uma travessa/tabuleiro.Coloque três folhas de couve umas sobre as outras e, sobre estas, adicione a salsicha fresca. Enrole muito bem e prenda o rolo com palitos de madeira/metal, certificando-se que as pontas estão bem presas.
Num tacho largo, coloque o óleo de amendoim/azeite e a cebola e dentes de alho muito bem picados, deixe refogar um pouco até que a cebola fique translucida. Junte o tomate bem picado e o vinho branco e deixe cozinhar mais um pouco, mexendo ocasionalmente. Acrescente os rolos de couve e salsicha e acomode-os bem no tacho de forma a caberem todos, uns ao lado dos outros. Tempere com sal e pimenta. Acrescente o caldo de carne, tape o tacho e deixe cozinhar por 30 minutos, aproximadamente, ou até a couve estar tenra (se for necessário acrescente mais água).
Sirva acompanhado de arroz branco e azeitonas.



Nota: Pode fazer esta receita usando salsicha de peru mas, para isso, deve usar cubos de caldo de galinha.



1 comentário:

Atualizações do Instagram | @SEUINSTAGRAM

https://www.instagram.com/narwens_cuisine/