Bolo-Pluma de Maracujá



















Massa:
220g de farinha
125g de manteiga, amolecida (em temperatura ambiente)
150g de açúcar
2 ovos
110ml de leite
15 maracujás roxos

Glacê:
1 colher de sopa de sumo de limão
Açúcar em pó q.b.
Sementes de maracujá q.b.



Pré-aqueça o forno a 170ºC.
Unte uma forma canelada (de 20cm de diâmetro por 15 de altura) com margarina e polvilhe-a com farinha. Reserve.
Retir a polpa aos maracujás e junte-a ao leite, mexa bem e freneticamente para que a polpa acabe por se separar das sementes (use a vara de arames para este efeito). Deixe repousar por 20 minutos, mexendo com força e ocasionalmente. Leve ao lume e continue a mexer com a vara de arames, mas sem deixar o leite ferver. Mexa mais um pouco e coe o preparado, reserve as sementes num recipiente á parte. Deixe arrefecer completamente.
No recipiente da batedeira adicione a manteiga, mistura de leite e maracujá, açúcar, ovos e farinha. Bata em velocidade baixa e aumente a velocidade gradualmente até obter uma massa homogénea. Acrescente 2 colheres de sopa (rasas) de sementes de maracujá e envolva com uma colher.
Verta o preparado para a forma e leve ao forno por 50 minutos, aproximadamente (faça o teste do palito no centro do bolo).
Retire o bolo do forno e deixe-o arrefecer na forma 10 minutos, desenforme e deixe arrefecer completamente.
Entretanto faça o glacê juntando açúcar em pó ao sumo de limão até obter um creme espesso. Coloque o glacê sobre o bolo e decore com sementes de maracujá.




30 comentários:

  1. Hummmm.....que delícia, senti o sabor aqui, bom
    demais!
    Ficou lindo! bjs

    ResponderEliminar
  2. Beeeem que aspecto fabuloso! Tu fazes coisas maravilhosas!

    Bjcs

    ResponderEliminar
  3. Que bolo tão bom. Tão fofo e humido... E até se lhe sente o aroma delicioso do maracujá. Boa semana. Bjs

    ResponderEliminar
  4. hummm esse bolo esta me chamando que delicia querida ..parabens mega bolo gostoso..eu amei
    bjokas bom domingo

    ResponderEliminar
  5. Que fantástico que ficou esse bolinho !
    Um efeitoo visual magnifico, imagino o sabor ! :-)
    Lindo, lindo !

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Só de ver a apresentação (perfeita), dá vontade de ir para a cozinha fazer. Hoje, já não, mas vou guardar.
    Bjkas

    ResponderEliminar
  7. wuau mas que bolo mais fofinho nunca comi marauja mas dizem que é muito bom vou tentar um dia destes so de ver esta maravilha da mesmo vontade adorei bjs

    ResponderEliminar
  8. Que fotos lindas e que aspecto delicioso!
    Deve ser uma maravilha.
    As sementes do maracujá torna o bolo diferente e ter um sabor fresco e diferente.
    Muito om!
    Boa semana e beijinho

    ResponderEliminar
  9. Olá Narwen,
    Que bolo lindo, perfumado, delicioso, belíssima decoração, amei as sementes.
    Beijo,
    Vânia

    ResponderEliminar
  10. Que bolo lindo quero experimentar,boa semana
    beijos

    ResponderEliminar
  11. ADORO MARACUJÁ E ACHEI BOLO FANTÁSTICO.
    ESSA FATIA ESTA DE MORTE....QUE DENTADA EU LHE DAVA.
    BJS

    ResponderEliminar
  12. Adoro maracujá e o aspecto desde bolo é maravilhoso!
    Ficou mesmo como eu gosto ;)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Querida Nárwen as fotos dizem por si só, maravilhoso esse bolo, ficou muito lindo, e a textura super fofinha e leve. Levo a receita, adorei. Bjinhos ótimo finalzinho de domingo

    ResponderEliminar
  14. Esse bolo deve ser maravilhoso! Ficou lindo.

    ResponderEliminar
  15. Depois da gelatina de maracujá com sementes, parecia-me difícil fazer algo mais apelativo com elas... mas este bolo superou! Adoro a presença das sementes nas fatias cortadas, fica lindíssimo, parece que todo o bolo é um fruto!
    Beijinhos,
    Inês

    ResponderEliminar
  16. Oi minha querida amiga, que bom te ver de volta aos posts. Adoro suas receitas.
    Este bolo esta muito bom.
    Ainda não comi de maracujá. Deve ser azedinho e delicioso.
    Que bom te receber novamnte no meu cantinho
    Beijos e boa semana para você
    Andreza Canela Castela

    ResponderEliminar
  17. Estou sentindo o aroma dessa gostosura.
    Parabéns!!!

    Com carinho para você!

    SALMO 23

    O SENHOR É MEU PASTOR,
    Isto é relacionamento!

    NADA ME FALTARÁ,
    Isto é suprimento!

    CAMINHAR ME FAZ EM VERDES PASTOS,
    Isto é descanso!

    GUIA-ME MANSAMENTE A ÁGUAS TRANQUILAS,
    Isto é refrigério!

    REFRIGERA A MINHA ALMA,
    Isto é cura!

    GUIA-ME PELAS VEREDAS DA JUSTIÇA,
    Isto é direção!

    POR AMOR DO SEU NOME,
    Isto é propósito!

    AINDA QUE EU ANDE PELO VALE DA SOMBRA DA MORTE,
    Isto é provação!

    EU NÃO TEMEREI MAL ALGUM,
    Isto é proteção!

    PORQUE TU ESTÁS COMIGO,
    Isto é fidelidade!

    A TUA VARA E O TEU CAJADO ME CONSOLAM,
    Isto é disciplina!

    PREPARAS UMA MESA PERANTE MIM NA PRESENÇA DOS MEUS INIMIGOS,
    Isto é esperança!

    UNGE A MINHA CABEÇA COM ÓLEO,
    Isto é consagração!

    E MEU CÁLICE TRANSBORDA,
    Isto é abundância!

    CERTAMENTE QUE A BONDADE E A MISERICÓRDIA ME SEGUIRÃO TODOS OS DIAS DE MINHA VIDA,
    Isto é benção!

    E EU HABITAREI NA CASA DO SENHOR,
    Isto é segurança!

    POR LONGOS DIAS,
    Isto é eternidade!

    Que o Senhor te abençoe e te guarde!

    ***Lucy***
    http://frutodoespirito9.blogspot.com/

    A propósito, caso ainda não esteja seguindo o meu, deixo aqui o meu convite.

    Paz, saúde e felicidades a você e toda sua família é o meu desejo e oração.

    Em Cristo,

    ***Lucy***

    P.S. Visite também:
    http://discipulodecristo7.blogspot.com/
    Temas bíblicos e mensagens abençoadoras.

    ResponderEliminar
  18. Bem que maravilha de bolo. O aspecto visual e a textura molhadinha, até fazem crescer água na boca!
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar
  19. Por cá gostamos muito de maracujás, se nos voltarem a aparecer, já sei que destino lhes dar :)

    ResponderEliminar
  20. Este bolo está com um aspecto tão bom, tão fofinho... já comia uma fatia apesar de não ser apreciadora de maracujás.
    Beijinhos
    Belinha
    Mundo das Receitas
    http://mundodasreceitas.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  21. Linda a apresentação e deve ser maravilhoso esse bolo, aqui em casa deu tanto maracujá, nem sabia o que fazer com eles, adorei essa receita vou fazer. Todos aqui adoram essa fruta. Maravilhosa sugestão.
    Tenha uma ótima semana.

    ResponderEliminar
  22. Visualmente ficou deslumbrante e o sabor não deve ficar atrás!
    beijinho

    ResponderEliminar
  23. Que lindo!
    Ficou com um interior fantástico!

    ResponderEliminar
  24. Amiga,
    não sei onde eu estava que não vi essa delícia de bolo!!!
    Incrível e delicioso. Beijinhos da Gina

    ResponderEliminar
  25. Que maravilha, Narwen!
    E que aspeto, fofo, guloso, apetitoso,... Uma maravilha!
    E o sabor deve ser divinal.

    Bjs e uma semana inspiradora.

    (http://saborescomtempo.blogspot.pt)

    ResponderEliminar
  26. Oi Narwen, adoro maracujá, limão e laranja.Seu bolo ficou simplesmente fantástico.Você arrasa sempre.Parabéns menina, continue com esse talento que você tem.Beijos querida e que sua semana seja maravilhosa.

    ResponderEliminar
  27. Estou encantado com a textura deste bolo!
    Mais uma receita, a guardar, para usar os deliciosos maracujás. ;)

    ResponderEliminar

Atualizações do Instagram | @SEUINSTAGRAM

https://www.instagram.com/narwens_cuisine/