110 g de amêndoa inteiras, sem pele
260 g de farinha
1/4 colher de chá de sal
227 g de manteiga sem sal, em temperatura ambiente
85+50 g de açúcar branco
1 colher de chá de essência de baunilha
2 gemas de ovo grandes
Raspa de 1 limão pequeno
Açúcar em pó (para polvilhar)
120 ml de compota de framboesa vermelha
2 cortadores de bolachas em forma coração, um grande e outro pequeno
Pré-aqueça o forno a 160ºC.
Coloque as amêndoas peladas e inteiras num tabuleiro de ir ao forno. Leve-as ao forno para torrar durante cerca de 8-10 minutos (ou até que doure). Retire do forno e, depois de frias, faça farinha das amêndoas, levando-as ao processador de alimentos juntamente com 50g de açúcar. Reserve.
Numa tigela junte a farinha e o sal.
No recipiente da batedeira, coloque a manteiga e o açúcar restante, bata em velocidade média/alta até formar um creme (aproximadamente 3 minutos). Junte a baunilha, as gemas, e a raspa de limão. Junte a farinha de amêndoa e bata mais um pouco. Por fim, adicione a mistura de farinha batendo apenas para incorporar.
Divida a massa em duas partes iguais e forme dois rectângulos com cerca de 1,5 cm de espessura. Envolva os dois rectângulos de massa em película aderente e leve ao frigorífico até ficar firme (cerca de 4-6 horas ou de um dia para o outro).
Quando a massa já estiver sólida o suficiente para se manuseada, forre dois tabuleiros com papel vegetal untado com margarina e polvilhado com farinha.
Pré-aqueça o forno a 175ºC .
Retire um rectângulo de massa do frigorífico. Sobre uma superfície polvilhada com farinha, estenda a massa com o rolo até que fique com 1 cm de espessura. Usando um cortador de bolachas com forma de coração com 5 a 7,5 cm de diâmetro, corte a massa.
Coloque as bolachas no tabuleiro com, aproximadamente, 2cm de distância.
Retire o outro rectângulo de massa do frigorífico e nele use o cortador grande e depois, nas bolachas que formar, use um cortador de biscoitos menor para cortar os centros. Pode usar os corações que sobrarem do centro e cozinha-los ou junte toda esta massa e faça mais bolachas maiores, isto porque irá fazer umas espécie de "sandwich" com as duas partes, sendo que a última terá uma abertura em forma de coração. Deve ter atenção para fazer o mesmo número de bolachas tanto com abertura ao centro como sem ela.
Leve as bolachas ao forno por 10- 14 minutos ou até que estejam levemente douradas.
Retire do forno e coloque sobre uma grade para arrefecer.
Entretanto, prepare a geleia, para isso deve colocar a compota de framboesa numa pequena panela e leva-la ao lume para aquecer um pouco. Mexa sempre e quando a compota derreter e se assemelhar a uma geleia homogénea está pronta. Deixe arrefecer um pouco.
Para montar as bolachas:
Coloque a bolachas que não tem buraco ao centro sobre uma superfície lisa. Sobre ela espalhe um pouco de geleia de framboesa. E, por fim, coloque a bolacha com abertura, pressione um pouco e deixe secar.
Notas:
Para armazenar as bolachas durante vários dias não deve monta-las, ou seja não coloque logo a geleia. E guarde-as em frascos hermeticamente fechados.
No entanto, pode recheá-las e guardá-las em caixas herméticas guardadas no frigorífico. Mas o melhor é monta-las no mesmo dia em que as servir para as manter crocantes.
Rende cerca de 20 bolachas recheadas com 5cm.
Quien reciba una de estas galletas que has hecho tan magníficas, se va a quedar prendado.
ResponderEliminarUn abrazo
Blanca de JUEGO DE SABORES
Ficaram lindas, perfeitas para o dia de são valentim :)
ResponderEliminarBeijinho doce e um dia feliz!
que lindas. bjinhos
ResponderEliminarsao lindas, tens mesmo mt jeito p estas maravilhas miudas!
ResponderEliminarFicaram lindas.
ResponderEliminarBjs, Susana
http://tertuliadasusy.blogspot.pt/
https://www.facebook.com/Tertuliadasusy