Pastelinhos de Ovos-Moles



















1 folha de massa filó
6 gemas grandes
75+125g de açúcar
2.5 c. de sopa de amêndoa moída em farinha
125g de farinha
1 dl de água
1/2 pau de canela (usei da marca Suldouro)
1 pedacinho de casca de limão
2 colheres de sopa de manteiga
Amêndoa picada q.b.
Açúcar em pó q.b.
Canela em pó q.b. (usei da marca Suldouro)



Comece por recortar quadrados de massa filó aproveitando as dobras da mesma (os quadrados devem ter 10x10cm ou medidas aproximadas), tendo em conta que uma folha de massa deverá render 20 quadrados de tamanho igual.
Misture a farinha com a amêndoa moída e 75g do açúcar, mexa, adicione as gemas, e bata bem (primeiro com uma colher de pau e depois com vara de arames) até obter um creme homogéneo
Leve um tacho ao lume com a água e o restante açúcar, junte o pau de canela e a casca de limão, deixe ferver e formar uma calda fraca.
Junte a calda, em fio, ao preparado de gemas e mexendo sempre até obter um creme. Verta novamente para o tacho e leve ao lume, mexendo até engrossar e sem deixar ferver.
Transfira para uma tigela, descarte a canela e limão e deixe arrefecer.
Entretanto, derreta a manteiga e pincele 5 forminhas de queijada com a mesma. Sobre cada forma, coloque um quadrado de massa filó e pincele-o. Deverá colocar 4 quadrados de massa, em cada forminha, sobrepondo-os e pincelando-os com a manteiga.
Coloque as forminhas de massa num tabuleiro e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC por cerca de 10 minutos. Ao fim deste tempo, preencha as forminhas com o preparado de gemas, alise a superficie e leve ao forno por mais 5 minutos ou até a massa dourar e apresentar-se estaladiça.
Retire do forno, deixe amornar por 10 minutos, desenforme com cuidado e polvilhe com açúcar e canela em pó e amêndoas picadas.


3 comentários:

  1. Ficaram muito bonitos esses pastelinhos que parecem pequenos cestos! E certamente muito saborosos!
    Lena
    http://cookingbooksblog.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Massa filo e ovos moles? Ai que tenho que me conter a não ir paraa cozinha!

    ResponderEliminar

Atualizações do Instagram | @SEUINSTAGRAM

https://www.instagram.com/narwens_cuisine/