16 cannellone
2 alheiras de leitão (usei da marca Beira Lamego)
100g de polpa de tomate
1 cebola
2 dentes de alho
1 fio de azeite (usei o Azeite Castelo de Marvão)
150 ml de vinho branco
200 g de queijo flamengo ralado Terra Nostra
1/2 colher de chá de manjericão
Sal q.b.
Molho Béchamel:
60g de margarina
60g de farinha
600ml de leite meio-gordo Terra Nostra
1 pitada de pimenta branca (usei da marca Suldouro)
1 pitada de noz moscada (usei da marca Suldouro)
Sal q.b. (usei o sal marinho Marnoto)
Comece por retirar a pele às alheiras e reserve a carne.
Triture a cebola e o alho e deite-os num tacho, juntamente com um pouco de azeite. Deixe refogar até a cebola ficar translúcida e junte a carne da alheira previamente esmagada com um garfo. Regue com o vinho, misture bem e desfaça a carne de modo a separa-la em pequenos pedaços.
Assim que o vinho evaporar, junte a polpa de tomate e mexa. Baixe para lume brando e deixe cozinhar durante cerca de 15 minutos. Se, durante a cozedura, o recheio ficar demasiado seco ou começar a pegar ao fundo, deite um pouco de água e mexa.
Entretanto, coza os canelloni em água fervente temperada com sal consoante as instruções da embalagem. Após estarem prontos, retire-os da água para escorrerem e arrefecerem.
No final da cozedura do preparado de alheira, junte o manjericão, desligue o lume e acrescente 2/3 do queijo ralado, mexendo tudo muito bem.
Prepare um pirex, deitando-lhe um pouco do béchamel no fundo. Recheie os cannelloni com o molho de alheira e coloque-os no pirex, uns ao lado dos outros. Termine com o restante molho béchamel e polvilhe com o queijo ralado. Leve ao forno a 180º durante 15 a 20 minutos.
Béchamel:
Comece por aquecer o leite, sem deixar ferver.
Num outro tacho derreta a manteiga em lume brando, e junte a farinha a pouco e pouco, mexendo bem com uma vara de arames. Vá juntando o leite, pouco de cada vez, mexendo sempre para que não crie grumos. Continue sempre a mexer até sentir que o molho começa espesse. Tempere com sal, pimenta e um pouco de noz moscada e deixe cozinhar mais um pouco.
Uau, que maravilha!
ResponderEliminarCá em casa cannelloni e lasanha...aliás massa em geral são dos pratos mais apreciados mas nunca fiz com alheira.
ResponderEliminarA tua sugestão parece deliciosa.
Beijinho