175 g de farinha
1/4 c. chá de bicarbonato de sódio
2 c. chá de fermento em pó
70 g de cacau em pó (usei o cacau com frutose da marca Sovex)
1 pitada de sal
3 c. sopa de manteiga amolecida
220 g de açúcar mascavado (usei o açúcar mascavado da marca Sovex)
2 ovos
1 colher de sopa de licor de chocolate (usei da marca Chocolicor)
4 gotas de aroma a baunilha
240 ml de leite (usei o leite meio-gordo Terra Nostra)
1 embalagem pequena de fondant/pasta de açúcar vermelha (usei da marca Vahiné)
1 embalagem pequena de fondant/pasta de açúcar preta (usei da marca Vahiné)
1 embalagem pequena de fondant/pasta de açúcar branca (usei da marca Vahiné)
4 gotas de aroma a baunilha
240 ml de leite (usei o leite meio-gordo Terra Nostra)
Cobertura:
1 embalagem pequena de fondant/pasta de açúcar verde (usei da marca Vahiné)1 embalagem pequena de fondant/pasta de açúcar vermelha (usei da marca Vahiné)
1 embalagem pequena de fondant/pasta de açúcar preta (usei da marca Vahiné)
1 embalagem pequena de fondant/pasta de açúcar branca (usei da marca Vahiné)
Granulados de chocolate negro q.b.
Açúcar em pó q.b.
Geleia de laranja q.b. (usei da marca Mckays)
Nota: Rende 18 muffins, aproximadamente.
Porto Collector Reserva
Pré aqueça o forno a 175ºC.
Prepare 18 formas de muffins, untando-as e enfarinhando-as (ou adicione somente forminhas de papel). Coloque-as dentro de um tabuleiro de ir ao forno, reserve.Comece por misturar a farinha com o fermento, o bicarbonato, o cacau e o sal. Reserve.
Noutro recipiente bata a manteiga com o açúcar até obter um creme fofo. Adicione os ovos, um a um, e batendo sempre e acrescente o licor e a baunilha, mexendo. Incorpore a mistura de farinha, aos pouco, intercalando-a com o leite e mexendo bem.
Coloque a massa nas formas preenchendo apenas ¾ da sua capacidade.
Leve ao forno por 15-17 minutos, aproximadamente (faça o teste do palito). Retire do forno e deixe arrefecer na forma por 5 minutos, desenforme e deixe arrefecer sobre uma grade.
Para fazer a cobertura deve começar por espalhar um pouco de açúcar em pó sobre a superfície de trabalho e, também, pelo rolo da massa. Sobre o açúcar deve esticar as pastas de açúcar verde e branca.
Com um cortador de massa redondo com a extremidade ondulada deve fazer vários recortes na pasta de açúcar verde para, com eles, formar a base para cobrir cada um dos cupcakes.
Com um cortador em forma de flor recorte várias flores e preencha o seu centro com uma bolinha de pasta de açúcar vermelha.
Para moldar as joaninhas deve formar uma bolinhas com pasta vermelha, achata-la, fazer-lhe um semi-corte longitudinal e acrescentar-lhe uma outra bolinha de pasta preta para formar a cabeça. Desenho olhos e nariz com um objeto pontudo e acrescente granulados de chocolate para formar as antenas. Cole cada uma das peças entre si pincelando-as com geleia.
Decore os cupcakes a gosto.
Nota: Rende 18 muffins, aproximadamente.
Para acompanhar esta sobremesa, recomendo:
Porto Collector Reserva
Ramos Pinto
Mistura de castas provenientes de vinhas velhas tradicionais portuguesas. De vários lotes jovens é criado um bouquet de cinco anos.
Notas de prova:
A borda vermelha pálida à volta do copo é o único sinal visível de maturidade. A área intermédia que, inicialmente, é opaca, evolui para um vermelho escuro translúcido. Por fim, na base do copo, a cor é de um vermelho intenso.
A sua tipicidade aromática é caracterizada pela semelhança com o vintage, devido ao seu potente fruto dominante e denso, denunciando uma profunda maturação de frutos, tais como a ameixa seca, figo, amora, framboesa e cereja.
O ataque é suave, notando-se uma sensação glicorosa equilibrada e cheia na boca. A sua maturidade de frutos revela-se-nos de uma forma saborosa, exaltando os aromas rectro-nasais mais voláteis e evoluídos. A persistência é notável.
Aqui estão os produtos fantásticos que usei na preparação destes docinhos.
Very beautiful and delicious looking cupcakes. Blessings, Catherine
ResponderEliminarFicaram bem lindos! Adorei :) Bjs
ResponderEliminar