Gelatina de Mirtilos Artesanal


















500 ml de água
125 g de mirtilos
1-2 c. chá de mel claro (usei o mel biológico da marca Acushla)
2 c. chá de sumo de limão
2 colheres de sopa de licor de frutos silvestres (usei da marca Chocolicor)
Folhas de gelatina q.b.
Chantilly e mirtilos para decorar


Junte os mirtilos com a água e leve a lume brando até que este se comecem a desfazer. Coe o caldo que se formou,  reserve, e coloque os frutos e peles num passador de rede. Esprema-os bem para soltar todo o seu sumo e junte-o ao que coou anteriormente.
Leve novamente ao lume, acrescente o sumo de limão, o licor e mel a gosto, deixe cozinhar um pouco para que os ingredientes se fundam e obtenha um líquido homogéneo.
Prove o preparado e veja se há necessidade de juntar mais água ou mel, se sim, deve levar ao lume por mais alguns minutos.
Neste momento, meça o volume de sumo que adquiriu e, por cada 100 ml de líquido, hidrate 1 folha de gelatina em água fria .
Após todas as folhas de gelatina necessárias se encontrarem hidratadas, esprema-as e junte-as ao sumo de mirtilo que preparou, leve uma última vez ao lume para que se dissolvam completamente e distribua o preparado por tacinhas.
Deixe arrefecer um pouco e leve ao frigorífico por 6 horas ou até solidificar.
No momento de servir decore com chantilly e mirtilos frescos. 



Para acompanhar esta sobremesa, recomendo:


Porto Ruby
Ramos Pinto


É um blend de vinhos com 3 anos de idade, em que se procura suster a evolução da sua cor tinta, mantendo o aroma frutado e o vigor dos vinhos jovens.

Notas de Prova:
Cor vermelha densa, mais intensa do que a do Tawny.
Vivo e intenso. Aromas fortes a frutos característicos das castas, isto é, aromas primários como cereja, amora, ameixa e framboesa, com um ligeiro toque de canela.
O ataque é bastante volumoso devido à sua jovialidade e quantidade de fruto. Pela via rectro-nasal, apercebemo-nos das suas purezas aromáticas provenientes dos aromas das uvas.
Final compacto e longo.



Aqui estão os produtos fantásticos que usei na preparação desta sobremesa.

O meu muito obrigada à Acushla, Chocolicor Ramos Pinto pela simpatia e pelos produtos, de grande qualidade, que me enviaram.



Sem comentários:

Enviar um comentário

Atualizações do Instagram | @SEUINSTAGRAM

https://www.instagram.com/narwens_cuisine/