Broas de Mel e Limão com Sultanas



















350 g de farinha
4 c. sopa de fermento em pó
150 g de manteiga (usei da marca Terra Nostra)
90 g de açúcar amarelo
1 pitada de sal fino
1 c. chá de aguardente (usei a aguardente velha da Caves do Solar de São Domingos)
2 ovos
1 limão grande, em raspa
120 g de mel claro (usei o mel biológico da marca Acushla)
80 g de sultanas
1 ovo batido para pincelar


Pré-aqueça o forno a 180ºC e prepare tabuleiros de forno forrando-os com papel vegetal.
Misture o fermento com a farinha, acrescente a manteiga e o açúcar e misture com as pontas dos dedos até obter umas espécie de farelo. Adicione-lhe os ovos, a aguardente, a raspa de limão e uma pitada de sal. Amasse com as mãos até obter uma massa fofa e homogénea. Incorpore-lhe as sultanas e o mel, misture bem, tape com um pano e deixe repousar por 15 minutos.
Molde pequenas bolas com a massa e disponha-as no tabuleiro preparado, tendo o cuidado de as deixar distanciadas entre si. Pincele cada uma das broas com o ovo batido e leve ao forno durante 15-20 minutos. Quando estas se apresentarem douradas e cozidas, retire-as do forno e tape-as com um pano até arrefecerem completamente, assim ficarão muito mais macias.




Para acompanhar esta sobremesa, recomendo:



Porto Tawny
Ramos Pinto


O Tawny é um blend de 3 a 5 anos obtido por lotação de vinhos com um grau de maturação variável, conduzido através de envelhecimento em cascos e tonéis. Envelhecido em pipas, apresenta-se sempre mais evoluido do que o Ruby.

Notas de Prova:
Cor vermelha tawny, com menisco cor de topázio.
No aroma, a primeira impressão é de leveza, evoluindo para uma grande suavidade adquirida pelo estágio em madeira.
A sensação na boca é leve, quente e de grande macieza, resultado do seu envelhecimento.

Este “adolescente” é um Porto maduro e frutado com um carácter complexo e delicado. No final, o equilíbrio é perfeito, conferindo-lhe uma saborosa delicadeza.




Aqui estão os produtos fantásticos que utilizei para preparar esta sobremesa.

O meu muito obrigada à Caves do Solar de São DomingosTerra Nostra, Acushla e Ramos Pinto pela simpatia e pelos produtos, de grande qualidade, que me enviaram.



2 comentários:

  1. Puxa estamos na mesma sintonia, acabei de postar uma receita de broas de milho fofa la no meu blog...nossa as tuas estao de lamber os beicos.
    E a proposito ja fizeste esta receita sem o alcool? Ca em casa ninguem toma nada alcolico...mas ja vou pedindo licenca para levar a receita comigo.
    Fiz a tua receita de compota de morangos, que delicia! E a proposito, posso publica-la no meu blog com os devidos creditos?

    Desde ja agradeco

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia Dona Branca,
      Muito obrigada pela simpatia. Pode fazer as broas sem usar alcool que ficarão ótimas. Quanto à compota, fico muito contente que tenha gostado e pode publicar sim. Beijinhos

      Eliminar

Atualizações do Instagram | @SEUINSTAGRAM

https://www.instagram.com/narwens_cuisine/