Nigiri - Sushi (de Camarão)




















110 g de arroz para sushi da
250 ml de água
1 c. sopa de vinagre de arroz
1/2 c. sopa de açúcar
1 pitada de sal (usei a flor de sal Marnoto)
Óleo de sésamo q.b. (usei o óleo de sésamo torrado da Sovex)

500 g de camarão inteiro
2 folhas de alga nori
Palitos de madeira q.b.
Molho de soja (usei da marca Kikkoman)


Retire a cabeça dos camarões e tempere-os com sal, deixando tomar gosto por 1 hora.
Espete um palito em cada camarão (ainda com casca), enfiando na zona onde estaria a cabeça e atravessando o seu corpo todo, passando rente às patinhas.
Aqueça água e quando esta estiver em fervura forte, adicione-lhe os camarões por cerca de 1 minuto (ele deve ficar todo vermelho). Retire do lume, escorra-os e deixe o camarão arrefecer ainda no palito.
Quando se encontrarem completamente frios, retire o palito e a casca do camarão mas deixando a cauda. Com uma faca bem afiada, abra a barriga do camarão, com muito cuidado para não partir a sua pele externa e passe-os em água corrente para os lavar. Coloque-os a secar, abertos, sobre uma peneira ou passador.

Lave o arroz em água corrente fria, transfira-o para um passador de rede e deixe-o escorrer por 1 hora.
Ao fim deste tempo, aqueça 500ml de água e, quando ferver, junte-lhe o arroz escorrido. Deixe cozer, em lume brando, até que toda a água seja absorvida. Reduza o lume para o mínimo que puder, tape, e coza por mais 5 minutos. Retire o tacho para uma superfície neutra e, tapado, deixe repousar por mais 10 minutos (ao fim deste tempo o arroz deve apresentar-se ligeiramente pegajoso, mas firme).
Entretanto, misture o açúcar com o vinagre e o sal e leve ao lume para dissolver, mexendo.
Transfira o arroz para um recipiente largo (tabuleiro de barro/plástico ou tábua de cozinha), regue-o com a mistura anterior, envolva bem e espalhe-o com o auxilio de uma espátula. Deixe-o secar e arrefecer por cerca de 10 minutos.

Ao fim deste tempo, corte as folhas de alga nori em fitas com 1cm de grossura e reserve.
Passe as mãos por água (este método fará com que o arroz não se cole aos seus dedos), coloque uma porção de arroz na palma da sua mão e molde rolinhos alongados, pressionando-os bem.
Barre cada um deles com um pouco de pasta de wasabi, adicione os camarões sobre cada um dos nigiri sushi que formou, fazendo leve pressão para firmá-lo bem. Prenda o camarão com uma tira fina de alga nori que deve unir as suas pontas (untadas com óleo de sésamo) na base do nigiri sushi.
Sirva com molho de soja.



Para acompanhar este prato, recomendo:



O Tal da Lixa - Sparkling
Quinta da Lixa

Região: Vinhos Verdes

Processo de vinificação obtido pelo método de Charmat, trata-se de um Espumante Extra-Seco, que teve por base Vinho Regional Minho Branco, elaborado a partir das castas Avesso e Arinto.
Notas de Prova: Apresenta uma cor citrina, com aromas frutados e uma complexidade muito agradável. A bolha fina e persistente mostra bem a qualidade deste Espumante.













Aqui estão os produtos fantásticos que usei na preparação deste prato.

O meu muito obrigada à Kikkoman, Sovex, Marnoto e Quinta da Lixa pela simpatia e pelos produtos, de grande qualidade, que me enviaram.




1 comentário:

  1. Nunca comi sushi.
    Tem bom aspecto.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/04/bundtcake-de-banana-e-leite-achocolatado.html

    ResponderEliminar

Atualizações do Instagram | @SEUINSTAGRAM

https://www.instagram.com/narwens_cuisine/