Aperitivo de Morcela e Abacaxi


















1 morcela (usei a morcela receita tradicional do Sr. Cândido da Nobre)
1/2 abacaxi pequeno
1 embalagem de bolacha table water com sementes de sésamo da Carr's


Comece por fatiar o abacaxi, retire-lhe a casca e leve-o a grelhar até dourar levemente de ambos os lados. Corte-os em triãngulos pequenos (ou pedaços) e reserve.
Fatie também a morcela e leve-a a um grelhador elétrico/frigideira sem qualquer adição de gorduras. Deixe-a cozinhar até largar um pouco do seu suco e vire-a, deixando-a escurecer.
Sobre um prato de servir, disponha duas camadas de bolachas e, sobre estas, adicione uma rodela de morcela e pedacinhos de abacaxi grelhado.
Sirva morno ou frio.



Para acompanhar este pão, recomendo:

Espumante São Domingos Tinto Bruto 2009 DOC Bairrada  
Caves do Solar de São Domingos

Castas: Baga (100%)

Notas de prova :
Apresenta uma bonita espuma rosada, muito frutado no aroma, lembrando frutos silvestres e morangos frescos. Na boca é cheio, refrescante e persistente.

Método Clássico:
Após a segunda fermentação em garrafa o vinho é estagiado em cave sobre as leveduras por um período de 16 meses, à temperatura constante de 12ºC e, assim, encontrar o equilíbrio perfeito de riqueza, sabor e elegância.


Para a remoção das leveduras procede-se à remuage durante 2 meses. O degorgement glacée liberta as leveduras e de seguida adicionamos uma pequena quantidade de licor de expedição para terminar o vinho. Depois de um período de dois meses após todo este processo a garrafa de espumante está pronta para entrar no mercado.




Aqui estão os produtos fantásticos que usei na preparação desta entrada.

O meu muito obrigada à NobreCarr's e Caves do Solar de São Domingos pela simpatia e pelos produtos, de grande qualidade, que me enviaram.





1 comentário:

  1. Que aperitivo tão bom! Gosto muito de morcela (a que se faz cá em São Jorge é diferente, na Terceira também é diferente mas mais parecida com essa)! Morcela e ananás combinam muito bem!

    ResponderEliminar

Atualizações do Instagram | @SEUINSTAGRAM

https://www.instagram.com/narwens_cuisine/