Kugelhopf















Este bolo é uma espécie de "Pão de Frutas" de Natal com origem na região Francesa da Alsácia, mas também muito comum na Alemanha, Suíça e Áustria.



300- 400 g farinha
7 g de fermento em pó para pão Vahiné
1 c. chá de sal
60 g açúcar
4 ovos
100 ml leite Terra Nostra
150 g manteiga em, temperatura ambiente, Terra Nostra 
1 limão, em raspa
100 g uvas passas 
Icing sugar q.b.

Calda
200 ml de água
1 tangerina inteira
Casca de uma tangerina
100 g de açúcar



Comece por cobrir as uvas passas com água a ferver e reserve.
Misture 300 g da farinha com o fermento, o sal e o açúcar, abra uma cova ao meio e verta nela o leite morno e a raspa de limão. Misture com a ponta dos dedos. 
Junte os ovos, um a um, misturando bem para a massa ficar bastante pegajosa (caso ela esteja muito líquida, vá acrescentando farinha pouco a pouco, até que esteja na consistência correta).
Sove a massa, levantando-a com os dedos e lançando-a de volta na superfície de trabalho até que a sua textura fique mais uniforme e comece a grudar menos (mas que ainda esteja húmida). 
Junte a manteiga amolecida e sove a massa novamente. Amasse até que esta se apresente lisa e macia, mas ainda ligeiramente pegajosa. Incorpore as passas bem escorridas.
Transfira a massa (que deverá ser mole) para um recipiente, cubra com um pano e deixe levedar por cerca de 1:30 hora.
Com o punho, afunde a massa (se ela não tiver crescido muito ainda, não há problema), voltando-a ao tamanho original, cubra novamente e leve ao frigorífico por 2 horas. 
Forme uma bola com a massa e faça-lhe um buraco ao centro de modo a que caiba na forma de Kugelhopf (previamente untada e enfarinhada).
Cubra com um pano e deixe levedar por mais pelo menos 1:30 hora, ou até que dobre de volume.
Leve ao forno, pré-aquecido a 200ºC por 40 minutos ou até que esteja dourado e um palito inserido no meio saia limpo. Desenforme e deixe arrefecer.

Para fazer a calda deve levar ao lume a água com o açúcar e as cascas de tangerina (só a parte laranja). Quando ferver, junte a outra tangerina em rodelas não muito grossa. Abaixe o lume para brando e deixe a calda engrossar um pouco.
Regue o Kugelhopf com a calda e decore com as rodelas de tangerina.
Polvilhe com icing sugar e sirva.






Para acompanhar esta sobremesa, recomendo:

Royal Oporto 
10 anos
Real Companhia Velha

Este Tawny, envelhecido por 10 anos em cascos de carvalho, trata-se como um vinho do Porto de qualidade superior.
Durante o processo de envelhecimento, os aromas e sabor a fruta simples, característicos de um vinho jovem, desaparecem e começa-se a deslindar uma vasta gama de aromas subtis e evoluídos - onde é possível antever reminiscências de algumas especiarias, como a alcaçuz, a noz e a baunilha, a compota de fruta e a madeira de carvalho.
É nessa altura que o saber e longa experiência dos provadores da Real Companhia Velha intervêm na tarefa de eleger e antever o futuro desenvolvimento dos Vinhos do Porto selecionados, antecipando o toque que cada um deles irá dar ao lote dos 10 Anos.
O aroma e o sabor, característicos destes vinhos, estão assim nas mãos do provador, que procura criar um lote representativo do carácter da Real Companhia Velha.




Aqui estão os produtos fantásticos que usei na preparação deste prato.
O meu muito obrigada à Terra Nostra, Vahiné Real Companhia Velha pela simpatia e pelos produtos, de grande qualidade, que me enviaram.






2 comentários:

  1. Ficou lindo!! Parabéns ser muito saboroso. Bjinhos

    Tânia Tiago
    Bimby &a Sabores da Vida

    ResponderEliminar
  2. Parece me bem.

    Boas Festas.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/12/festa-de-natal-curiosos-aletria-de.html

    ResponderEliminar

Atualizações do Instagram | @SEUINSTAGRAM

https://www.instagram.com/narwens_cuisine/