Fideuà Espanhol









Fideuà é um prato de origem catalã que nasceu aquando de uma viagem marítima na Gandia (província de Valência) no ano de 1925. 
Costa que, marinheiros se fizeram ao mar e que, na hora da refeição, pretendiam saborear uma paelha quando perceberam que não havia arroz a bordo...sem mais opções, decidiram confecciona-la com massa.




350 g de esparguete 
8 camarões inteiros 
220 g de tomate triturado Compal
1 cebola picada
2 dentes de alho, laminados
5 c. sopa de azeite extra virgem 
1 cubo de caldo de peixe
1/2 c. chá de pimentão doce Margão
1 pitada de pimenta branca Margão
Tabasco
Sal q.b. (usei a flor de sal Marnoto)
Caçarola com asas nº 20 Bianca Nero da Celar

Comece por cortar os chocos em pedaços, cortar o tamboril em cubos e retirar as antenas aos camarões. Reserve.
Num tacho largo, aqueça o azeite e adicione-lhe a cebola picada e o alho laminado, deixe-os amolecer e acrescente o tomate triturado. Baixe o lume para brando e refogue até obter uma espécie de molho. Junte o tamboril, o choco e o camarão inteiro, tempere com uma pitada de sal, o pimentão doce, a pimenta e o tabasco. Adicione o caldo de peixe esfarelado e regue com água, deixe cozinhar por 5 minutos e adicione os camarões descascados e a massa. Junte mais água, se necessário (não adicione muita de uma vez pois este prato deve tornar-se "seco"como uma paelha), e deixe a massa e o peixe cozer. Retifique os temperos e sirva quente.



Para acompanhar este prato, recomendo:

Quinta da Lixa Branco 
O tal Vinho da Lixa

Castas: Loureiro, Alvarinho e Trajadura
Região: Vinhos Verdes

O Quinta da Lixa é produzido com algumas das mais nobres castas da região dos vinhos verdes, produzidos e vinificados na região que lhes dá o nome.
Aspecto brilhante e cor citrina. No aroma apresenta um carácter frutado com algumas nuances a frutos tropicais e um caracter floral.
Na boca confirma toda a expectativa criada pela intensidade do aroma, muito equilibrado, este vinho apresenta-se seco com complexidade e persistência.




Aqui estão os produtos fantásticos que usei na preparação deste prato.

O meu muito obrigada à Pescanova, Compal, Tabasco, Marnoto, Margão, Celar e Quinta da Lixa pela simpatia e pelos produtos, de grande qualidade, que me enviaram.







Sem comentários:

Enviar um comentário

Atualizações do Instagram | @SEUINSTAGRAM

https://www.instagram.com/narwens_cuisine/