Francesinha à Moda do Porto










150 g de alcatra cortada em bifes (usei a carne do Alentejo alimentada a bolota do Solar da Giesteira (compre aqui)
6 fatias de pão de forma
10 fatias de queijo Terra Nostra
2 salsichas frescas
2 linguiças, receita tradicional do Senhor Cândido, Nobre
2 fatias de fiambre da perna extra Nobre
2 ovos
Flor de sal Marnoto
1 pitada de pimenta branca 
Batatas Golden Long McCain

Molho para francesinha:

1 fio de azeite
1 cebola
1/2 chouriço, receita tradicional do Senhor Cândido, Nobre
1 folha de louro
2 dentes de alho, grandes
200 ml de polpa de tomate  Compal da Horta
1.5 c. chá de tempero em pó, 100% carne, Knorr
500 ml de cerveja
60 ml de vinho do Porto
60 ml de whisky
Molho de piripiri Jerónimos
1/3 c. chá de molho inglês
1 c. sopa de amido de milho
200 ml de leite Terra Nostra
200 ml de água
1 pitada de pimenta branca Margão
Sal

Grelhador a carvão, portátil, sem fumo ArtiGrill (adquira por aqui)
Robot de cozinha KCook Multi da Kenwood



Comece por temperar os bifes com sal e pimenta e reserve por 2 horas.
Corte as salsichas ao meio, no sentido do comprimento, rachando-as, e depois novamente ao meio para obter 4 pedaços de tamanho igual. Corte as linguiças ao meio para obter pedaços mais finos.
Prepare o grelhador e grelhe os bifes até se se encontrarem a seu gosto, mas sem deixar passar demasiado. Grelhe, também as linguiças e salsichas.
Entretanto, torre as fatias de pão, ligeiramente, e distribua duas delas por dois pratos fundos que possam ir ao forno. Adicione a fatia de fiambre, o bife e outra fatia de pão. Acrescente a linguiça e salsicha, intercalando os seus pedaços até cobrir toda a fatia de pão. Cubra com uma fatia de queijo, depois com a última fatia de pão torrado. Por fim, adicione as quatro fatias de queijo, colocando-as sobre a francesinha e apanhando pare das laterais da mesma.
Leve ao forno, pré-aquecido a 200°C até o queijo derreter.
Enquanto isto, estrele os ovos e frite as batatas.
Retire as francesinhas do forno, regue-as com o molho quente, adicione-lhe o ovo estrelado, ao topo, e sirva com as batatas fritas.


Molho para francesinha:

Com Robot de cozinha KCook Multi da Kenwood

Coloque a lâmina de corte na taça da kCook Multi.
Na taça, junte o azeite, o chouriço em pedaços, a cebola, a folha de louro e os dentes de alho. Programe 5 minutos, na velocidade 2. Retire o louro, adicione a polpa de tomate e programe 5m, a 100ºC, na velocidade 5. Junte a cerveja, o tempero para carne em pó, o vinho do Porto, o whisky, o molho de piripiri e o molho inglês. Programe 5 minutos, a 100ºC, na velocidade 5. Adicione o amido de milho, o leite e a água e programe 3 minutos, a 100ºC, na velocidade 10. Reitifique o sal, o picante e a consistência do molho.

Método tradicional
Descasque a cebola, pique-a grosseiramente, deite para um tacho, junte o azeite, o alho picado, o chouriço em pequenos pedaços, e o louro, leve ao lume e deixe cozinhar até que os legumes amoleçam. Adicione a polpa de tomate, o tempero para carne em pó, o vinho do Porto, o whisky, o molho de piripiri e o molho inglês.  Mexa e deixe ferver durante 15 minutos. Dissolva o amido de milho no leite e junte ao tacho, em fio, e mexendo sempre. Reitifique o sal e o picante.  reduza o molho a puré, junte a água e leve ao lume por mais 5 minutos. Ajuste a consistência do molho, colocando mais água ou leite,s e necessário.





Para acompanhar este prato, recomendo:



Alicante Bouschet 
Herdade do Rocim
Tinto

Castas: Alicante Bouschet 
Ano: 2015


O “Herdade do Rocim” Alicante Bouschet é um vinho genuíno, produzido a partir da paixão de gerações que tiveram sempre pela terra o maior respeito e ternura. É produzido a partir da casta Alicante Bouschet, cuidadosamente pisada a pé em lagar de pedra tradicional. Estágio em balseiros de carvalho francês.

Encomende aqui: http://rocim.pt/




Aqui estão os produtos fantásticos que usei na preparação deste prato.

O meu muito obrigada à Solar da Giesteira, Artigrill, Kenwood, Nobre, Terra Nostra, Compal, McCain, Jerónimos, Knorr, Margão, Marnoto Herdade do Rocim pela simpatia e pelos produtos, de grande qualidade, que me enviaram.