Pizza de Frango com Base de Brócolos







Massa:
50 g de claras de ovo DOVO (equivalente a 2 claras de ovo) da Derovo
1 kg de brócolos
2 c. sopa de queijo ralado
1 c. chá de sal
1 pitada de pimenta branca Margão

Molho de tomate:
1 cebola
2 c. sopa de azeite
3 dente de alho picado
800 g de tomate em cubos, biológico, Valfrutta
1 c. chá de açúcar
1 c. chá de oregãos
1 c. chá de manjericão, biológico, Aroma Alentejo (adquirir por aqui)
1 folha de louro, biológico, Aroma Alentejo (adquirir por aqui)
Sal
1 pitada de pimenta branca Margão

Guarnição:
300 g de queijo, sem lactose, Lacticínios do Paiva
Sobras de frango grelhado ou assado
Tomates cereja vermelhos e amarelos
Oregãos, biológicos, Aroma Alentejo (adquirir por aqui)




Comece por cortar o bróculo em pedaços e triture num robot de cozinha até obter uma espécie de granulado/migalhas (mas sem virar papa). Coloque o resultante num prato e leve ao microondas, na potencia máxima, por 5 minutos. Coloque num passador de rede e deixe escorrer o máximo de água possível. De seguida, coloque a mistura num pano de cozinha e aperte para que saia mais um pouco de água.
Ao brócolo escorrido, adicione o queijo ralado, o sal, a pimenta e a clara (previamente batida em espuma suave). Envolva delicadamente e coloque numa forma forrada com papel vegetal, deixando a massa com espessura fina. Leve ao forno, pré aquecido a 250ºC, por 12 minutos ou até a massa ficar dourada e crocante.
Retire a massa do forno, cubra com o molho de tomate, adicione o queijo (previamente picado) e o frango desfiado. Acrescente os tomates, cortados em metades e polvilhe com oregãos. Leve novamente ao forno, desta vez a 200ºC, por 10-15 minutos.

Molho de tomate:
Descasque e pique a cebola e o dente de alho. Leve-os a refogar no azeite, junte o tomate em pedaços e deixe ferver em lume brando durante 15 minutos, sem tapar. Tempere com o açúcar (não esqueça de adicionar o açúcar porque é ele que retira a acidez do tomate e torna o molho saboroso), o sal, louro e a pimenta, deixando cozer mais 10 minutos. Junte então as ervas aromáticas e continue a cozer o molho durante mais 10 minutos. O molho não deve ficar muito fluido, portanto, se isto acontecer, junte mais um pouco de concentrado de tomate. Estará no ponto quando o molho tornar-se espesso e uniforme. Por fim, retire a folha de louro e passe o molho pela varinha mágica, deixe arrefecer antes de usar para que a base da pizza não amoleça e rompa.






Aqui estão os produtos fantásticos que usei na preparação deste prato.

O meu muito obrigada à Derovo, Valfrutta, Lacticínios do Paiva, Aroma Alentejo, Margão  pela simpatia e pelos produtos, de grande qualidade, que me enviaram.








Sem comentários:

Enviar um comentário

Atualizações do Instagram | @SEUINSTAGRAM

https://www.instagram.com/narwens_cuisine/