Chapati






O chapati é o pão básico do dia-a-dia dos indianos, é feito em casa normalmente com farinha de trigo integral, mas há diversas variações com diferentes tipos de farinha. À massa podem ser adicionadas sementes como sésamo, papoila, entre outras tantas.
Os chapatis são consumidos com chutneys, com dal (lentilhas) ou para acompanhar qualquer tipo de prato salgado. São muitas vezes usados como colher para ajudar a pegar a comida e absorver os caldos, já que os indianos comem com a mão.



2 xícaras de farinha de trigo integral
1 xícara de farinha de trigo 
1 colher de chá de sal
1 xícara de água morna
50g de manteiga derretida (para pincelar)
Sementes de sésamo (ou outras sementes)



Coloque as farinhas e o sal num recipiente e misture. Leve esta mistura ao liquidificador/picadora e acrescente a xícara de água, se for necessário acrescente mais um pouco de água, pois deve obter uma bola de massa homogénea. Retire a massa do liquidificador e amasse por aproximadamente 5 minutos. Faça uma bola, cubra-a com um pano e deixe a massa descansar por 30 minutos.
Após este tempo, divida a massa em 12 porções iguais e faça uma bolinha com cada uma. Numa superfície enfarinhada coloque um montinho de sementes de sésamo e abra a bola de massa com  o rolo por cima das sementes, até que fique em formato de círculo de aproximadamente 15 cm. Dessa forma as sementes de sésamo irão ficar bem encrostadas na massa. 
Repita a operação com todas as bolas de massa.
Leve uma frigideira anti-aderente a lume médio sem qualquer adição de gordura. Quando esta estiver quente adicione um disco de massa de cada vez. Vire o chapati quando este estiver mudado de cor e aparecerem umas manchinhas escuras (pequeninas). Cozinhe do outro lado, retire da frigideira e pincele com manteiga derretida. Repita a operação com todos os pães e coloque-os empilhados sobre um prato coberto com um pano até a hora de servir. Sirva quente. 





 Adaptado de:Aromas e Sabores