Torta de Amêndoa












Massa:
170 g de açúcar
6 ovos
5 colheres de sopa de farinha
manteiga e farinha para untar e polvilhar
70g de amêndoa picada (para polvilhar)


Recheio:
2 dl de água
200g de açúcar
6 gemas
1 colher de café de amido de milho
30g de amêndoa moída (farinha)





Recheio: 
Misture 1dl de água com o açúcar e leve a lume brando até atingir o ponto de fio. Dissolva o amido de milho em igual quantidade de água fria (1dl) e junte-a às gemas desfeitas, mexendo bem com uma vara de arames. Retire o açúcar do lume e adicione a mistura de gemas, mexendo bem. Leve novamente ao lume mexendo sempre até ficar espesso. Retire do lume e envolva as amêndoas moídas e deixe arrefecer.



Massa: 
Bata as gemas com o açúcar até obter um creme fofo e esbranquiçado. Bata as calaras em castelo firme e adicione ás gemas alternando com a farinha peneirada. 
Deite a massa num tabuleiro forrado com papel vegetal (o tabuleiro deve ser  grande e rectangular), untado com manteiga e polvilhado com farinha. Leve a cozer em forno quente (200ºC) durante  20-25 minutos.
Desenforme a massa sobre um pano polvilhado com açúcar.
Barre uma das partes da massa com cerca de 1/3 do creme de amêndoa e espalhe-o bem com uma espátula até formar uma camada uniforme. Enrole a torta com cuidado e barre-a com a restante creme. Decore a torta com a amêndoa picada, polvilhando-a por igual.


2 comentários:

  1. Quais as dimensões que o tabuleiro deve ter? Eu nunca sei o que usar porque tenho uns maiores e outros mais pequenos. Obrigada

    ResponderEliminar
  2. Olá.
    O tabuleiro deve medir 20x25cm ou, no máximo, 20x30cm.
    Espero ter ajudado.
    Beijinhos

    ResponderEliminar

Atualizações do Instagram | @SEUINSTAGRAM

https://www.instagram.com/narwens_cuisine/