Choquinhos à Lagareiro


















600g de choquinhos limpos e sem tinta
500g de batatas pequenas
1,5dl de azeite (usei o azeite Quinta dos Ingleses)
4 dentes de alho
1 Folhas de louro
Sal q.b. (usei o sal marinho e flor de sal da Marnoto)
Salsa fresca, picada q.b.



Disponha os choquinhos (lavados e arranjados) numa travessa que possa ir ao forno e tempere a gosto com sal e pimenta. Junte o alho picado e regue com o azeite. Leve ao forno, pré-aquecido a 180ºC, durante cerca de 30 minutos (acrescente as batatas quando faltarem 10 minutos para o tempo terminar).

Entretanto lave bem as batatas e coza-as, com casca, por 5 minutos e em água fervente temperada de sal. Coloque as batatas numa travessa, salpique-as com flor de sal e leve ao forno até se apresentarem cozidas (cerca de 15 minutos). 
Após isto, retire-as do forno e esmurre-as até que rachem ligeiramente. Adicione-as aos choquinhos, envolva e adicione mais um pouco de azeite, se necessário. Cozinhe até que os choquinhos se encontrem tenros.
Sirva polvilhado com salsa picada e acompanhe com pão do tipo alentejano.



Para acompanhar este prato, recomendo:





Dona Ermelinda Branco 2012 D.O. Palmela 

Castas: 30% Fernão Pires, 30% Arinto, 20% Antão Vaz, 20% Chardonnay

Notas de Prova: Vinho com cor palha esverdeado, aroma frutado intenso com notas a frutos tropicais e mel. Na boca apresenta-se cheio com grande equilíbrio entre os componentes acidez/açúcares/álcool/Madeira. Final longo, persistente e agradável.











Aqui estão os produtos fantásticos que usei na preparação deste prato.

O meu muito obrigada à Casa Ermelinda Freitas Necton pela simpatia e pelos produtos, de grande qualidade, que me enviaram.