Folar de Fruta



















400 g de farinha
80 g de açúcar
165 ml de leite quente
2 ovos
35 g de manteiga
25 g de fermento fresco
1/2 colher de chá aroma de baunilha
200 g de frutas cristalizada picada
1/2 colher de chá de sal (usei a flor de sal Marnoto)
Leite q.b.



Dissolva o fermento no leite quente e junte-lhe 125g da farinha, envolva bem e deixe repousar, tapado, por 30 minutos.
Após este tempo, junte a restante farinha à massa-mãe que esteve a repousar e adicione, também, o açúcar, misturando-os. Acrescente a manteiga amolecida, o aroma de anis, o sal e amasse bem. Por fim, junte o ovo e amasse, sovando, durante uns minutos ou até a massa se apresentar lisa e fofa (se necessário, junte mais farinha).
Forme uma bola com a massa, coloque-a num recipiente bem tapado com um pano grosso e deixe levedar, protegida de correntes de ar, até dobrar de volume (cerca de 2 horas).
Entretanto, coloque a massa sobre uma superfície enfarinhada, junte-lhe a fruta picada e amasse mais um pouco. Divida-a em 8 bolas do mesmo peso e forme cordas com 30cm de comprimento. Una as pontas de duas das cordas e entrelace-as. Forme um anel com a massa entrelaçada, juntando as pontas e amassando-as ligeiramente com as pontas dos dedos. No centro do anel de massa, coloque um ovo pintado. Execute o mesmo processo para mais três folares.
Transfira os folares para dois tabuleiro forrados com papel vegetal, tape-os com um pano, e deixe levedar por mais 30 minutos.
Seguidamente, pincele os folares com leite e leve ao forno, pré-aquecido a 180ºC, por cerca de 20-30 minutos (faça o teste do palito).



Para acompanhar este folar, recomendo:




Late Bottled Vintage (LBV) 2003 - Quinta do Estanho

Vinho do Porto de excepcional qualidade, de uma só colheita oriunda de uvas tintas das castas Touriga Nacional, Touriga Franca, Tinta Barroca, Tinta Roriz, entre outras.
Verificado com especial rigor, envelhece em tonéis de madeira até ao 4º ou 6º ano e depois em garrafa.

Notas de Prova: Vinho retinto na cor, frutado e encorpado no paladar. 











Aqui está o produto fantástico que usei para acompanhar este folar.

O meu muito obrigada à Necton e Quinta do Estanho pela simpatia e pelos produtos, de grande qualidade, que me enviaram.