Sapateira Gratinada











1 sapateira com 800g da Frijobel
150 g maionese
2 c. sopa de ketchup Heinz
1 c. chá de mostarda Heinz
2 c. sopa de pickles, bem picados
1/2 c. chá de salsa desidratada
1 c. chá de whisky
1 c. sopa de vinho do Porto
3 ovos cozidos Dovo da Derovo
6 delicias do mar
Molho tabasco q.b.
1/3 c. chá de molho inglês
Flor de sal Marnoto
1 pitada de pimenta branca Margão
Pão ralado q.b da Rialto
Biscottinas redondas de azeite Rialto


Comece por picar, muito bem, os ovos e os pickles. 
Corte as delícias do mar a meio e desfie-as. Desmonte a sapateira, deslocando as patas e, com ajuda de uma faca, retire a barriga.
Deite fora os pulmões e coloque o recheio da sapateira numa taça.
Retire todo o recheio da casca da sapateira para a taça. Parta as patas e aproveite também toda a carne, desfiando-a. Junte tudo e transfira para uma taça.
Acrescente à sapateira os ovos, a salsa, os pickles, as delícias do mar, a maionese, a mostrada e o ketchup. Mexa muito bem e adicione o whisky, o vinho do Porto e o molho inglês. Esmague o preparado com um garfo, batendo um pouco e tempere com sal, pimenta e molho tabasco. Retifique a consistência adicionando mais maionese, se necessário. Prove e rectifique os temperos.
Coloque o recheio dentro de um recipiente para ir ao forno (ou na própria carapaça da sapateira), adicione uma camada de pão ralado e leve ao forno, pré-aquecido a 200ºC, até alourar, por, aproximadamente, 10 minutos.
Sirva com biscottinas redondas de azeite.



Para acompanhar este prato, recomendo:

Espumante Bruto - Branco
Quinta da Lixa

Castas: Arinto e Avesso
Classificação: V.E.Q.P.R.D.

Processo de vinificação: Obtido pelo método Clássico de fermentação em garrafa trata-se de um Espumante bruto, que teve por base Vinho Verde Branco, elaborado a partir das castas Avesso e Arinto.
Notas de Prova: Apresenta uma cor palha aberto, com aromas frutados e uma complexidade muito agradável . A bolha fina e persistente é outra das características de qualidade deste Espumante.





Aqui estão os produtos fantásticos que usei na preparação deste prato.

O meu muito obrigada à Frijobel,  Heinz, Derovo, Rialto, Margão, Marnoto Quinta da Lixa pela simpatia e pelos produtos, de grande qualidade, que me enviaram.