Bolonhesa de Atum











3 conservas de filetes de atum em azeite picante Cântara /La Gondola
1 cebola picada
2 c. sopa de azeite
1 pitada de pimenta branca Margão
Flor de sal Marnoto
1 dente de alho picado
2 c. chá de concentrado de tomate Compal
400 g de tomate triturado Compal
1/2 c. chá de oregãos secos
1 c. chá de açúcar
1/2 c. chá de manjericão seco
1 folha de louro
300 g de esparguete Buitoni
Mangericão fresco
Queijo de vaca, cabra e ovelha curado Regional da Saloio



Comece por aquecer o azeite e junte-lhe a cebola e os denets de alho picados. Quando amolecerem, junte o tomate em pedaços pequenos e deixe ferver em lume brando durante 15 minutos, sem tapar. Tempere com o açúcar (não esqueça de adicionar o açúcar porque é ele que retira a acidez do tomate e torna o molho saboroso), o sal, louro e a pimenta, deixando cozer mais 10 minutos. Junte então as ervas aromáticas e continue a cozer o molho durante mais 10 minutos. Misture então o concentrado de tomate mexendo bem. O molho não deve ficar muito fluido, portanto, se isto acontecer, junte mais um pouco de concentrado de tomate. Estará no ponto quando o molho tornar-se espesso e uniforme. Por fim, retire a folha de louro e passe o molho pela varinha mágica.
Parta os filetes de atum em pedaços e junte-os ao molho de tomate, deixe cozinhar por 5 minutos e retifique os temperos.
Enquanto isto, coza a esparguete em água abundante temperada de sal. Quando se encontrar al dente, escorra-a.
Sirva o esparguete com o molho de atum por cima, polvilhe com o queijo ralado na hora e decore com folhas de mangericão.



Para acompanhar este prato, recomendo: 




Pontual Wines 
PLC - Companhia de Vinhos do Alandroal
Branco

Castas: Arinto, Antão Vaz e Verdelho
Região: Alentejo
Enólogos: Paolo Fiuza Nigra / Dinis Gonçalves


Prova 
Cor amarela esverdeada, no aroma apresenta notas tropicais e citricas, sobressaindo abacaxi e limas maduras. Na boca mostra-se fresco, mineral e de boa persistência. Um conjunto agradável.






Aqui estão os produtos fantásticos que usei na preparação deste prato.

O meu muito obrigada à La Gondola, Compal, Saloio, Buitoni, Margão, Marnoto e Pontual Wines pela simpatia e pelos produtos, de grande qualidade, que me enviaram.