Bolo Floresta Negra







Adoro este bolo, é mesmo um dos meus favoritos. Fofinho, húmido, com um sabor divinal... O que está na imagem foi feito para este último Natal, mas de vez em quando, mesmo que não seja época, faço-o só para matar saudade.
Cada uma das imagens representa um Natal diferente.


 

Massa:
4 ovos à temperatura ambiente
70g de chocolate negro em tablete
2 + ½ colheres de sopa de manteiga
170g de açúcar
130g de farinha
1 colher de chá de fermento

Calda:
+/- 12 cerejas em calda
5 colheres de sopa whisky
1 colher de sopa de sumo de limão
100 ml de água
2 colheres de sopa de açúcar

Cobertura:
2dl de natas (ou 1 embalagem de chantilly instantâneo)
3 + 1/2 colheres de sopa de açúcar



Decoração:
+/- 100g de chocolate
Cerejas q. b.






Pré-aquecer o forno a 180º. Untar com manteiga uma forma redonda (22 cm) e polvilhar com farinha. Partir o chocolate em pedacinhos pequenos, levar ao lume em banho-maria com a manteiga (utilizei o microondas). Mexer até dissolver e reservar. Bater as gemas com o açúcar, envolver o creme de chocolate e bater mais um pouco. Bater as claras em castelo e envolva-as no preparado, alternando com a farinha e o fermento previamente peneirados.Verter o preparado para a forma e levar ao forno até estar cozido (teste do palito no centro do bolo). Se necessário cobrir o bolo com uma folha de papel de alumínio para não queimar o topo. Desenforme o bolo e deixe-o arrefecer e corte-o em 2 camadas.


Calda:
Corte as cerejas em pequenos pedaços. Coloque num tacho, as cerejas, com a água, o açúcar, o sumo de limão e 4 colheres de sopa de whisky. Leve a lume brando, e deixe ferver durante 4 minutos. Retire e acrescente o restante whisky. Deixe arrefecer.


Cobertura:
Bater as natas até que fiquem bem firmes, adicionar o açúcar e bater mais um pouco. Coloque uma parte do bolo sobre o prato de servir. Regue com metade da calda, e distribua as cerejas uniformemente. Por cima coloque uma camada de natas e de seguida a outra camada de bolo. Regue com a restante calda e cubra o bolo com as restantes natas. Decore o bolo com lascas de chocolate e cerejas. Coloque no frigorífico até servir. 


Nota: Como eu queria um bolo grande fiz duas receitas da massa, ou seja, dois bolos e coloquei um sobre o outro, para tal também precisei fazer o dobro da calda.

1 comentário:

  1. Este bolo tem um aspeto absolutamente irresistível.
    Dei um passeio pelo blog e adorei.
    Vamos ser seguidoras?
    Beijo da Nina

    ResponderEliminar

Atualizações do Instagram | @SEUINSTAGRAM

https://www.instagram.com/narwens_cuisine/