Korma de Camarão (Prawn Korma)

 


O Korma tem as suas raízes na culinária Mughlai (cozinha do Sul da Ásia influenciada pelo Império Mughal) da Índia moderna, mas, na verdade, é um prato característico persa-indiano, que pode ser rastreado até ao século XVI e que nos dias de hoje é confeccionado no norte da Índia, Paquistão e Bangladesh. Classicamente, o korma é definido como um prato de carne ou de legumes que são cozinhados com água, creme de coco, iogurte e/ou natas. 
Este prato que aqui apresento tem a particularidade de levar camarão como ingrediente principal e estou certa que é por isso que tem um paladar tão especial. Adoro, é o meu prato indiano predilecto, é tão doce, suave, aromático...



1 xícara de iogurte natural (100-125 ml)
300 ml de água de cozedura do camarão 
1/4 de colher de chá de pimenta de cayenne
2 colheres de chá de Garam Masala
2 colheres de chá de açafrão em pó
2 colheres de chá de gengibre em pó  
2 colheres de chá de alho em pó 
2  colheres de chá de caril
200 ml de creme de coco (ou 250-300 ml de leite de coco)
1 kg de camarões 
1 cebola bem picada
4 c. sopa de manteiga/margarina
2 gemas (para misturar com o creme de coco)
200 ml de natas
Molho de piripiri q.b.
Folhas de coentros frescas
Amêndoas em lasca, tostadas 



Comece por cozer os camarões inteiros em água fervente temperada com sal, molho de piripiri e casca de cebola. Após 5 minutos de cozedura, retire os camarões da água, deixe-os arrefecer um pouco, descasque-os e reserve. Esmague cascas e cabeças e torne a adiciona-las ao caldo, que deve deixar ferver por mais 10 minutos. Ao fim deste tempo, coe a água.
Num tacho, derreta a manteiga e adicione-lhe a cebola bem picada, em lume reduzido. Para aumentar o aroma do prato pode acrescentar  1 flor de anis neste momento, contudo, deve remove-la assim que a cebola fritar e se mostrar translucida.
À parte faça uma pasta com o gengibre, alho, caril, açafrão, pimenta de cayenne e uma colher de sopa de água. Junte ao preparado anterior e deixe cozinhar durante 2 minutos. De seguida, adicione o camarão e mexa bem. Acrescente, também, o creme de coco previamente misturado com as gema.
Num recipiente medidor, verta as natas e o iogurte e acrescente 300 ml da água de cozedura do camarão, mexa bem e junte tudo ao tacho, envolvendo muito bem. Aumente a chama até que o molho comece a borbulhar e deixe-o ferver por 10 minutos, mexendo ocasionalmente.
Finalmente, acrescente o Garam Masala, misture bem e deixe cozer por mais 2 minutos, tornando a mexer. No momento e servir, decore com lâminas de amêndoas torradas e polvilhe com folhas de coentros. Sirva com arroz basmati e papadum (ou outro pão indiano).

Sem comentários:

Enviar um comentário

Atualizações do Instagram | @SEUINSTAGRAM

https://www.instagram.com/narwens_cuisine/