Cannelloni de Alheira










9 cannelloni 
1 alheira
50g de polpa de tomate
1 cebola pequena
1 dente de alho
1/3 copo de vinho branco
150g de queijo mozarela ralado
manjericão q.b. (usei folhas secas)
azeite q.b.
azeitonas pretas q.b.


Molho Béchamel:
50g de margarina
50g de farinha
500ml de leite
sal, pimenta branca e noz-moscada q.b.



Comece por retirar a pele à alheira e reserve-a. 
Triture a cebola e o alho e deite-os num tacho, juntamente com um pouco de azeite. Deixe refogar até a cebola ficar translúcida e junte a carne da alheira. Deite o vinho e misture, aproveitando para desfazer a carne com a ajuda da colher de pau. Assim que o vinho evaporar, junte a polpa de tomate e mexa bem. Baixe para lume brando e deixe cozinhar durante cerca de 15-20 minutos. Se durante a cozedura o recheio ficar demasiado seco ou começar a pegar ao fundo, deite um pouco de água e mexa bem.
Entretanto, aproveite para levar outro tacho a lume forte, com água e sal. Assim que a água estiver a ferver, coza os cannelloni no tempo indicado, retirando-os de seguida e deixando arrefecer (eu usei cannelloni da Milaneza que não precisam de ser cozinhados antes de ir ao forno, o que facilita muitíssimo rechear). Pode também aproveitar para fazer o molho béchamel.
No final da cozedura do preparado de alheira, junte o manjericão, desligue o lume e junte cerca de metade do queijo, mexendo tudo muito bem. 
Prepare um pirex, deitando-lhe um pouco do béchamel no fundo. Recheie os cannelloni com o molho de alheira e coloque-os no pirex. Se sobrar recheio, deite-o por cima dos cannelloni (ou recheie mais massas se ainda couber no pirex) e termine com o restante béchamel e com o queijo ralado. Leve ao forno a 180º durante 15 a 20 minutos. Sirva acompanhado de azeitonas pretas.



Molho Béchamel:
Comece por aquecer o leite, sem deixar ferver. 
Num outro tacho derreta a manteiga em lume brando, e junte a farinha a pouco e pouco, mexendo bem com uma colher de pau. Vá juntando o leite, pouco de cada vez, mexendo sempre com uma vara de arames para que não crie grumos. Continue sempre a mexer até sentir que o molho começa a engrossar. Quando se começarem a formar as primeiras bolhas da fervura, páre de mexer e deixe cozinhar até ficar grossinho. Tempere com sal, pimenta e um pouco de noz moscada e deixe cozinhar mais um pouco.




Sem comentários:

Enviar um comentário

Atualizações do Instagram | @SEUINSTAGRAM

https://www.instagram.com/narwens_cuisine/