Chicken Tikka Masala (Frango Tikka Masala)









Chicken Tikka Masala é conhecido em todo o mundo como um dos pratos mais populares da Índia. A ironia deste facto é que pouco tem a ver com a autêntica cozinha indiana. 
A história deste prato é bastante interessante. Consta que, no inicio de 1960, um cavalheiro britânico jantava num restaurante e reclamou que o seu frango estava demasiado seco, exigindo um molho para os pedaços de frango que comia. O cozinheiro, que estava aborrecidíssimo, improvisa, abrindo uma lata de tomate e acrescentando iogurte e polvilhando algumas especiarias sobre o frango. E, assim, apresentou ao cliente o Chicken Tikka Masala. 
Desde aí, este prato é tão apreciado pelos britânicos que, nos dias de hoje, é considerado como "a true British national dish".





Marinada:
1 malagueta vermelha (fresca/seca ou piripiri em pó)
1 dente de alho
15g de gengibre fresco (ou 1 c. chá de gengibre em pó)
1 colher de sopa de óleo de amendoim/sésamo
1 pitada de paprika
1/2 colher de sopa de Garam Masala
1 colher de chá de concentrado de tomate
2 molhinhos de coentros frescos picados (reserve um pouco)
400g de peito de frango (cortado em cubos de 5cm)
sal q.b.

 
Confecção (no dia seguinte à marinada):
1 cebola pequena picada
1/2 pimento vermelho (em tirinhas)
1/2 pimento verde (em tirinhas)
1 pitada de canela
1 pitada de coentros em pó
1 pitada de açafrão
400g de tomate pelado
100ml de iogurte natural
100ml de natas 





Marinada:
Misture a malagueta com o alho, o gengibre e o óleo e triture esta mistura na picadora (ou use um almofariz). A este preparado adicione a paprika, garam masala, o concentrado de tomate e os coentros bem picados (reserve 1/4 para o dia seguinte). Misture bem até formar uma pasta. Reserve.
Corte os pedaços de frango em cubos de 5cm, coloque-os num recipiente, tempere-os com sal e barre-os com a pasta/marinada que reservou. Cubra o recipiente com película aderente e leve ao frigorifico por 24 horas ou, pelo menos, de um dia para o outro. 



Confecção (no dia seguinte à marinada):
Quando passarem as horas da marinada, coloque o óleo num tacho anti-aderente e frite a cebola bem picada, o pimento verde e vermelho em tirinhas e as restantes especiarias. Deixe cozinhar em lume brando durante 10 minutos, mexendo ocasionalmente para não pegar. Ao fim deste tempo, adicione o tomate em puré (leve-o à picadora até todo ele estar desfeito) e o iogurte batido, mexa bem. Em seguida, acrescente os pedaços de frango juntamente com a marinada e deixe cozinhar em lume brando cerca de 20 minutos ou até o frango estar cozinhado. Antes de servir adicione as natas, os coentros picados que reservou, rectifique o sal e deixe cozinhar mais 1 minuto.
Sirva com arroz basmati.




Adaptado de: Jamie Oliver 



5 comentários:

  1. Nárwen
    Este prato parece ficar bem apetitoso, uma explosão de sabores completamente divina!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Nárwen, minha querida!
    Já fiz este belo prato e claro que o resultado não podia ter ficado melhor, fiquei maravilhada!!
    Coloquei na cozinha, espero que não te importes...os direitos de autor estão sempre bem definidos ;)
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  3. Fico muito contente que tenhas gostado Sandra. E é claro que podes publicar as minhas receitas, é para isso mesmo que serve o meu blog, para dar a conehecer novas receitas.

    Acho que também és capaz de gostar de mais umas quantas receitas indianas que tenho aqui e paquistanesas também.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. olá nárwen, onde se pode arranjar Garam Masala?ou o que podemos colocar pra substituir?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,
      O Garam Masala é uma mistura de especiarias indiana e não tem nenhum substituto a não ser que o faça em casa, o que será complicado encontrar todas as especiarias que fazem parte do mesmo. Com eles poderá fazer inúmeras receitas indianas ou, até, temperar um simples frango para grelhar.
      Em Portugal, o Garam Masala pode ser encontrado em diversos lugares e não é caro, uma vez que a embalagem é grande. Contudo, vou indicar-lhe dois lugares onde poderá adquiri-lo; nos hipermercados Jumbo ou na loja Aromas e Especiarias online (http://aromasespeciarias.com/) ou em Lisboa.

      Espero ter ajudado.
      Cumprimentos,

      Anabela Sousa

      Eliminar

Atualizações do Instagram | @SEUINSTAGRAM

https://www.instagram.com/narwens_cuisine/