Sopa Alentejana (Açorda)









1 molho de coentros frescos
4 dentes de Alho
4 Ovos
Pão alentejano duro q.b.
Água e sal q.b.q
1colhere de sopa de vinagre
Azeite virgem q.b.


Ponha ao lume cerca de litro e meio de água com sal. Descasque os alhos, corte o pé e lave rapidamente os coentros, que perdem aroma com lavagens demoradas, meta alhos e coentros no almofariz com um pouco de sal grosso e esmague até ficar uma pasta. Se quiser despachar o assunto, faça-o no copo com a varinha, aqui sem o sal, e com um pouco de água para ajudar.
Quando a água da panela ferver, apague o lume e deite na panela os coentros e os alhos moídos. Deixe infundir.
Entretanto, ponha numa panelinha à parte, água com sal e o vinagre, com uma altura de cerca de três dedos e deixe ferver. Apague o lume e deposite nesta água, com todo o cuidado, os ovos previamente abertos para uma chávena de café, um a um. Tape e deixe ficar assim.
Corte o pão em pedaços, em falha, de modo a que todos os pedaços tenham côdea e miolo, para dentro de uma terrina, tendo em atenção que vão aumentar de volume. O pão não deve ultrapassar a meia altura da terrina. Regue com um fio de azeite virgem.
Despeje a água onde infundiu os coentros, bem quente sobre o pão e deixe ensopar, ajudando com uma colher de pau, se necessário.
Verifique o estado dos ovos que devem estar com a clara totalmente cozida e dura, mas a gema ainda mole, cremosa. Tire-os e disponha-os sobre o pão. Sirva logo.



Adaptado de: Outras Comidas


2 comentários:

  1. Olá Nárwen! Que delícia ter encontrado seu blog...adorei essa receita, pois aqui no Brasil, nessa época está frio, e nada como uma boa sopa para aquecer, principalmente se for a dois.

    Desde agora, sou um seguidor de seu blog e aproveito a oportunidade para lhe convidar a visitar o meu e conhecer um pouco da cozinha brasileira.

    http://kibe-cozinhandocomamigos.blogspot.com/

    Beijo.

    Luiz

    ResponderEliminar

Atualizações do Instagram | @SEUINSTAGRAM

https://www.instagram.com/narwens_cuisine/