Xarope Concentrado de Amoras Silvestres







Os xaropes de fruta são usados como molho de crepes, gelados, sobremesas ou para fazer sumo.




500g de amoras silvestres
400ml de água
açúcar (300g de açúcar por cada 500ml de sumo de amora)



Lave as amoras e retire-lhes os pés, coloque-as na picadora juntamente com a água e desfaça-as completamente. Coa as amoras duas vezes, descarte as sementes e reserve o sumo coado. Para cada 500ml de sumo de amora adicione 300g de açúcar. 
Num tacho/panela largo (tem de ser mesmo grande pois senão ira deitar por fora) coloque o sumo de amora com o açúcar e leve a ferver até obter um caldo grosso, mas não deixe engrossar demasiado pois ele engrossará um pouco mais quando arrefecer.
Esterilize frascos de vidro e coloque neles o xarope de amoras silvestres.
Use este xarope como molho de crepes, gelados, sobremesas ou para fazer sumo, usando uma colher de sopa de xarope de amora por cada 250ml de água.




*Nota: Para esterilizar frascos de vidro deve lavar muito bem os frascos e as tampas com água e sabão. Em seguida coloque um tacho grande ao lume e no fundo deste coloque um pano de algodão. Sobre o pano coloque os frascos de vidro e as tampas e cubra com água. Leve ao lume e quando a água ferver tape o tacho e deixe-os assim por 10 minutos. Escorrem-se e levam-se a secar em cima de uma pano de cozinha (mas sem os limpar para as fibras do tecido não aderirem ao vidro). No momento de os usar deve colocar o que neles vai guardar (compota/fruta em calda) ainda quente nos frascos e fechar muito bem. Em seguida vire os frascos com a tampa para baixo, deixando-os repousar por 24 horas antes de os virar e arrumar.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Atualizações do Instagram | @SEUINSTAGRAM

https://www.instagram.com/narwens_cuisine/