500g de pêssegos amarelos (descascados e sem caroço)
1250 ml de água
300g de açúcar
50g de amido de milho (usei marca Espiga)
Lave os pêssegos, corte-os ao meio e retire o caroço. Descasque e corte-os em quartos. Reserve.
Numa panela grande, coloque o açúcar e a água. Deixe ferver durante 5 minutos, mexenco uma a duas vezes. Após este tempo, adicione os pêssegos para cozer na calda durante 20-30 minutos, aproximadamente (mexa ocasionalmente). No liquidificador/picadora desfaça os pêssegos juntamente com um pouco de caldo, a intenção será obter uma espécie de sumo. Em seguida junte esta mistura ao resto da calda de pêssego, envolva bem e coe com um passador de rede fina.
Num tacho/panela largo (tem de ser mesmo grande pois senão ira deitar por fora) coloque o sumo de pêssego coado e leve a ferver até obter um líquido espesso. Neste momento retire um pouco do caldo fervente para um recipiente e nele dissolva o amido de milho usando uma vara de arames. Junte o amido dissolvido à geleia e envolva bem. A partir deste momento baixe o lume e vá mexendo sempre até engrossar. Prove a geleia e verifique se precisa de mais açúcar. Quando a geleia tornar-se um líquido espesso está pronta pois irá engrossar quando arrefecer.
Guarde em frascos esterilizados*.
Nota: Pode usar a calda que sobrar da confecção de pêssegos em calda para fazer esta geleia, bastando, para isso, juntar 300g de pêssego em calda a 2 litros do caldo que usou para os confeccionar (ver aqui a receita de pêssegos em calda). E seguir a restante receita supracitada, adicionando um pouco mais de açúcar e o amido de milho.
*Nota: Para esterilizar frascos de vidro deve lavar muito bem os frascos e as tampas com água e sabão. Em seguida coloque um tacho grande ao lume e no fundo deste coloque um pano de algodão. Sobre o pano coloque os frascos de vidro e as tampas e cubra com água. Leve ao lume e quando a água ferver tape o tacho e deixe-os assim por 10 minutos. Escorrem-se e levam-se a secar em cima de uma pano de cozinha (mas sem os limpar para as fibras do tecido não aderirem ao vidro). No momento de os usar deve colocar o que neles vai guardar ( compota/fruta em calda) ainda quente nos frascos e fechar muito bem. Em seguida vire os frascos com a tampa para baixo, deixando-os repousar por 24 horas antes de os virar e arrumar.
Meu Deus que delicia, eu adoro pêssego, e essa geleia deve estar divina.Obrigada por compartilhar.Gostei muito do teu blog e estou a te se seguir. Te convido a conhecer meu blog e fazer parte dos membro se gostares. Um Abraço!
ResponderEliminarSmareis
GOSTEI DESSA GELEIA FICOU COM MUITO BOM ASPECTO.
ResponderEliminarO PÊSSEGO É UM DOS MEUS FRUTOS PREFERIDOS.
BOA SEMANA
BJS
Adoro pêssegos, o seu sabor é algo fantástico. E adorei a tua geleia, está mesmo com uma boa textura. Já estou a imaginar com umas panquecas, hum, que delicia.
ResponderEliminarUm beijinho.
Está com uma cor linda. Bjs
ResponderEliminarOLÁ QUERIDA QUE BOM QUE JÁ ESTÁ DE VOLTA!
ResponderEliminarA TUA GELEIA ESTÁ COM UMA COR LINDA E O ASPECTO MARAVILHOSO!
BEIJOS E ÓTIMA SEMANA!
O teu doce ficou com uma cor fantástica!
ResponderEliminarEste docinho tem uma cor linda, já estou a imaginar a barrar umas tostinhas :)
ResponderEliminarGostei muito do teu blog e já fiquei seguidora.
Beijinho
Não conhecia o teu blog e fiquei fã, vou voltar mais vezes.
ResponderEliminarBeijinhos