Yakisoba (ou Yakissoba) é um prato que tem as suas raízes na gastronomia chinesa, no entanto, nos dias de hoje, é um dos símbolos da culinária do Japão, uma vez que este prato é indispensável nas festas tradicionais japonesas (Matsuris).
Comummente, o yakisoba Chines é confeccionado com noodles de ovo fritos em óleo de sésamo e é composto por legumes e verduras que podem, ou não, ser fritos juntamente com a massa e aos quais se agrega algum tipo de carne e/ou camarão.
150g de carne de vaca
150g de camarões descascados
150g de camarões descascados
150g de peito de frango
200-250g de noodles de ovo
1/3 de uma couve-flor média
150g de brócolos
1 cenoura grande (cortada em tirinhas)
150g de brócolos
1 cenoura grande (cortada em tirinhas)
2 tiras de pimento vermelho
2 tiras de pimento verde
1 cebola cortada em tirinhas
1 cebola cortada em tirinhas
Óleo de sésamo q.b.
Glu-Tai-Moto (glutamato monossódico) q.b.
Sal e pimenta preta q.b.
Gengibre em pó q.b.
Molho:
750ml de água
1/2 cubo de caldo de carne
120ml de molho de soja
2 colheres de sopa de saquê
1 colher café de molho inglês
1/2 colher chá de Glu-Tai-Moto (glutamato monossódico)
2 colheres de sopa (cheias) de amido de milho (usei marca Espiga)
2 colheres de sopa (cheias) de amido de milho (usei marca Espiga)
Corte ambas as carnes em tirinhas finas. Coloque num recipiente juntamente com o camarão e tempere com sal, gengibre, pimenta preta e um pouco de Glu-Tai-Moto (este último funciona como intensificador de sabor, mas sem salgar os ingredientes). Reserve durante, pelo menos, meia hora.
Corte a couve-flor e os brócolos em pequenos buquês, a cenoura e a cebola em tirinhas e os pimentos em cubos. Num tacho com água fervente temperada com sal, cozinhe levemente os brócolos, a couve-flor e a cenoura já cortada em tiras durante 5 minutos (é importante não cozinhar demais).
Num outro tacho coloque os noodles a cozinhar em água e sal e segundo as instruções da embalagem. Escorra-os bem e reserve.
Entretanto, coloque um pouco de óleo de sésamo no wok e frite os noodles escorridos durante 2-3 minutos. Retire-os do wok e reserve num prato.
No mesmo wok adicione mais um pouco de óleo de sésamo e salteie as carnes e o camarão. Quando estes já estiverem a meio da cozedura acrescente a cebola e os pimentos em cubos. Passados alguns minutos, junte os legumes que reservou e envolva bem. A partir deste momento vá acrescentando o molho aos poucos, tendo o cuidado para não colocar todo de uma vez, pois poderá salgar o yakisoba (vá provando de vez em quando e se sobrar molho guarde-o no frigorifico num frasco hermético).
Em seguida junte os noodles que reservou e mexa muito bem usando dois garfos de cozinha ou os pauzinhos chineses. Rectifique os temperos e verifique se é necessário mais molho. Sirva de imediato.
Em seguida junte os noodles que reservou e mexa muito bem usando dois garfos de cozinha ou os pauzinhos chineses. Rectifique os temperos e verifique se é necessário mais molho. Sirva de imediato.
Molho:
Junte o amido de milho à água e mexa bem para dissolve-lo por completo. Leve este preparado ao lume para ferver. Acrescente o 1/2 caldo de carne, o molho de soja, o molho inglês, o saquê e um pouco de Glu-Tai-Moto. Mexa bem até engrossar um pouco. Reserve.
Será normal que sobeje molho portanto poderá utilizá-lo numa próxima vez, para tal basta guardá-lo no frigorifico num frasco hermeticamente fechado.
Nota: Pode substituir os legumes referidos por acelga, courgette, couve roxa, ervilhas-tortas, bambu e cogumelos. Pode ainda excluir os pimentos e usar apenas um tipo de carne ou marisco.
ADORO MASSA CHINESA ESSA FICOU BEM AO MEU GOSTO.
ResponderEliminarESTA PERFEITA.
BJS
Ai que bom aspecto. Esta cozinha é uma perdição!
ResponderEliminarBeijinhos :)
Este prato está excelente.Gosto imenso de comida chinesa e até japonesa. Ficou com uma apresentação ***** estrelas. Dá vontade de pegar logo nos pauzinhos!
ResponderEliminarUm beijinho
Patrícia
Já fiz um yakisoba mas não tinha o molho assim, este é mais composto.
ResponderEliminarBeijinhos
QUE DELÍCIA AMIGA, AS FOTOS ESTÃO LINDAS DEMAIS!
ResponderEliminarBEIJOS E ÓTIMO FIM DE SEMANA!
adoro essa massa chinesa esta receita vai comigo!!
ResponderEliminarum beijinho
Adoro massa chinesa! Está um prato bem ao meu gosto.
ResponderEliminarUm beijinho.
Olá Nárwen, vim conhecer o seu blog através do blog da São, adorei seu yakisoba, ficou uma apresentação fantástica. A pavlova de maracujá está maravilhosa tbém. Estou adorando seu cantinho e certamente voltarei mais vezes, vou levar seu link para poder sempre lhe acompanhar, Bjos, excelente domingo
ResponderEliminarOlá Nárwen
ResponderEliminarVi o comentário que deixaste na minha cozinha, mas não consegui responder na altura porque o meu portátil não me deixa fazer comentários, não assume a minha conta do google não sei porque motivo :(( então tenho de comentar noutro computador...
Ai amiga, é muito difícil não gostar de uma receita tua, aliás é impossível ;) este prato ficou um autêntico regalo. Gosto bastante de massa chinesa e os ingredientes escolhidos combinam na perfeição!! Adorei!!
Beijinhos