Yakisoba


 








Yakisoba (ou Yakissoba) é um prato que tem as suas raízes na gastronomia chinesa, no entanto, nos dias de hoje, é um dos símbolos da culinária do Japão, uma vez que este prato é indispensável nas festas tradicionais japonesas (Matsuris).
Comummente, o yakisoba Chines é confeccionado com noodles de ovo fritos em óleo de sésamo e é composto por legumes e verduras que podem, ou não, ser fritos juntamente com a massa e aos quais se agrega algum tipo de carne e/ou camarão.




150g de carne de vaca
150g de camarões descascados
150g de peito de frango
200-250g de noodles de ovo
1/3 de uma couve-flor média
150g de brócolos
1 cenoura grande (cortada em tirinhas)
2 tiras de pimento vermelho 
2 tiras de pimento verde
1 cebola cortada em tirinhas 
Óleo de sésamo q.b.
Glu-Tai-Moto (glutamato monossódico) q.b.
Sal e pimenta preta q.b.
Gengibre em pó q.b.


Molho:
750ml de água
1/2 cubo de caldo de carne 
120ml de molho de soja
2 colheres de sopa de saquê
1 colher café de molho inglês
1/2 colher chá de Glu-Tai-Moto (glutamato monossódico)
2 colheres de sopa (cheias) de amido de milho (usei marca Espiga)



Corte ambas as carnes em tirinhas finas. Coloque num recipiente juntamente com o camarão e tempere com sal, gengibre, pimenta preta e um pouco de Glu-Tai-Moto (este último funciona como intensificador de sabor, mas sem salgar os ingredientes). Reserve durante, pelo menos, meia hora.
Corte a couve-flor e os brócolos em pequenos buquês, a cenoura e a cebola em tirinhas e os pimentos em cubos. Num tacho com água fervente temperada com sal, cozinhe levemente os brócolos, a couve-flor e a cenoura já cortada em tiras durante 5 minutos (é importante não cozinhar demais). 
Num outro tacho coloque os noodles a cozinhar em água e sal e segundo as instruções da embalagem. Escorra-os bem e reserve.
Entretanto, coloque um pouco de óleo de sésamo no wok e frite os noodles escorridos durante 2-3 minutos. Retire-os do wok e reserve num prato. 
No mesmo wok adicione mais um pouco de óleo de sésamo e salteie as carnes e o camarão. Quando estes já estiverem a meio da cozedura acrescente a cebola e os pimentos em cubos. Passados alguns minutos, junte os legumes que reservou e envolva bem. A partir deste momento vá acrescentando o molho aos poucos, tendo o cuidado para não colocar todo de uma vez, pois poderá salgar o yakisoba (vá provando de vez em quando e se sobrar molho guarde-o no frigorifico num frasco hermético). 
Em seguida junte os noodles que reservou e mexa muito bem usando dois garfos de cozinha ou os pauzinhos chineses. Rectifique os temperos e verifique se é necessário mais molho. Sirva de imediato.


Molho:  
Junte o amido de milho à água e mexa bem para dissolve-lo por completo. Leve este  preparado ao lume para ferver. Acrescente o 1/2 caldo de carne, o molho de soja, o molho inglês, o saquê e um pouco de Glu-Tai-Moto. Mexa bem até engrossar um pouco. Reserve. 
Será normal que sobeje molho portanto poderá utilizá-lo numa próxima vez, para tal basta guardá-lo no frigorifico num frasco hermeticamente fechado.


Nota: Pode substituir os legumes referidos por acelga, courgette, couve roxa, ervilhas-tortas, bambu e cogumelos. Pode ainda excluir os pimentos e usar apenas um tipo de carne ou marisco.



9 comentários:

  1. ADORO MASSA CHINESA ESSA FICOU BEM AO MEU GOSTO.
    ESTA PERFEITA.
    BJS

    ResponderEliminar
  2. Ai que bom aspecto. Esta cozinha é uma perdição!

    Beijinhos :)

    ResponderEliminar
  3. Este prato está excelente.Gosto imenso de comida chinesa e até japonesa. Ficou com uma apresentação ***** estrelas. Dá vontade de pegar logo nos pauzinhos!
    Um beijinho
    Patrícia

    ResponderEliminar
  4. Já fiz um yakisoba mas não tinha o molho assim, este é mais composto.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. QUE DELÍCIA AMIGA, AS FOTOS ESTÃO LINDAS DEMAIS!

    BEIJOS E ÓTIMO FIM DE SEMANA!

    ResponderEliminar
  6. adoro essa massa chinesa esta receita vai comigo!!
    um beijinho

    ResponderEliminar
  7. Adoro massa chinesa! Está um prato bem ao meu gosto.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  8. Olá Nárwen, vim conhecer o seu blog através do blog da São, adorei seu yakisoba, ficou uma apresentação fantástica. A pavlova de maracujá está maravilhosa tbém. Estou adorando seu cantinho e certamente voltarei mais vezes, vou levar seu link para poder sempre lhe acompanhar, Bjos, excelente domingo

    ResponderEliminar
  9. Olá Nárwen
    Vi o comentário que deixaste na minha cozinha, mas não consegui responder na altura porque o meu portátil não me deixa fazer comentários, não assume a minha conta do google não sei porque motivo :(( então tenho de comentar noutro computador...
    Ai amiga, é muito difícil não gostar de uma receita tua, aliás é impossível ;) este prato ficou um autêntico regalo. Gosto bastante de massa chinesa e os ingredientes escolhidos combinam na perfeição!! Adorei!!
    Beijinhos

    ResponderEliminar

Atualizações do Instagram | @SEUINSTAGRAM

https://www.instagram.com/narwens_cuisine/