Pavlova de Chocolate com Framboesas Douradas e Vermelhas











A pavlova é uma sobremesa com a base de merengue e cobertura de chantilly e frutas. A sua base, o merengue, é crocante por fora e macia e húmida por dentro.
Esta sobremesa foi inventada depois de uma viagem da bailarina russa Anna Pavlova à Austrália e Nova Zelândia e é uma homenagem à mesma. Devido a tal, ambos os países reivindicam a invenção da iguaria, o que é fonte de conflito de opiniões entre eles.
Esta deliciosa sobremesa é já conhecida por todo o mundo mas é nos países da Oceania que ela tem mais importância, uma vez que faz parte das iguarias de festas tradicionais, como é o caso do Natal.




Merengue:
6 claras
300g de açúcar
3 colheres  de sopa de cacau em pó
1 colher de sopa de vinagre de cidra


Cobertura:
300ml de natas
2 colheres de sopa de açúcar (rasas)
Gotas de sumo de limão q.b.
Framboesas douradas q.b.
Framboesas vermelhas q.b. 
1 morango grande



Pré-aqueça o forno a 180ºC.

Bata as claras em castelo pouco firme, estão no ponto quando formarem uma espécie de pequenos picos. Junte-lhes o açúcar (pode reduzir a quantidade indicada, se preferir) e bata um pouco mais. Junte o cacau em pó, torne a bater. Adicione o vinagre e bata só mais um pouco e na velocidade mínima.

Numa folha de papel vegetal faça um círculo de 25cm e sobre esse círculo disponha a mistura de claras, de modo a formar uma circunferência e sem sair muito da linha. Coloque o papel vegetal com o preparado dentro de um tabuleiro ou forma.  No centro do merengue faça uma espécie de cavidade e  alise a restante superfície (esta cavidade servirá para colocar parte da cobertura). Leve ao forno pré-aquecido. No momento em que colocar a pavlova no forno reduza a temperatura do mesmo para 150ºC. Deixe cozinhar até que todo o exterior da pavlova se encontre seco e ligeiramente dourado (cerca de 1 hora a 1h30, dependendo do forno). Quando estiver pronta, desligue o forno e deixe lá a pavlova até que esta arrefeça.

Enquanto isso, coloque um pacote de natas no congelador por 20 minutos e após este tempo bata-as em chantilly firme com algumas gotas de sumo de limão. Junte 2 colheres de sopa (rasas) de açúcar e bata mais um pouco. Reserve no frigorifico até que a pavlova esteja fria.

Quando isto acontecer, retire o papel vegetal da pavlova e coloque-a num prato de servir. Em seguida, coloque o chantilly na cavidade da pavlova e sobre a mesma, alisando-o com uma espátula. Por fim, decore com framboesas douradas, framboesas vermelhas e 1 morango grande ao centro.
Leve ao frigorifico e sirva fresca.

Nota: Pode usar claras congeladas que funcionará na perfeição. Pode substituir as frutas por outras a seu gosto. 

23 comentários:

  1. Tenho umas claras que me sobraram das broas e congelei, assim sendo já sei o destino. Vou experimentar isto.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Ai amiga isto é uma tentação, ficou lindissima, perfeita e deliciosa concerteza :)

    Beijinho

    ResponderEliminar
  3. Miúda, foi a pavlova mais linda que já vi...um beijinho.

    ResponderEliminar
  4. Que beleza!!!!Nunca me aventurei nas pavovas mas com a tua estou mesmo tentada...

    Bjoka
    Rita

    ResponderEliminar
  5. Que aspecto fantástico tem esta sobremesa!
    Não sou apreciadora de merengues ou similares, mas confesso que ficam com um óptimo aspecto.

    ResponderEliminar
  6. Adoro pavlovas,e com tantas claras que tenho sempre congeladas, é uma sobremesa que agrada a dobrar!
    Não conheço as framboesas douradas, são portuguesas

    bjs

    ResponderEliminar
  7. Nárwen
    Acho que estou nas nuvens...tenho efetivamente de experimentar esta sobremesa, ficou fantástica!!
    Beijinho

    ResponderEliminar
  8. De chocolate, hummmmm que delicia que deve ser...
    Ficou linda!

    Bjs.

    ResponderEliminar
  9. Ficou tão linda a tua pavlova! É uma sobremesa tão elegante e ao mesmo tempo exuberante, adoro. Bem decorada com as framboesas douradas.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  10. OLÁ MINHA QUERIDA!
    A TUA SOBREMESA ESTÁ PERFEITA,AMO AS TUAS RECEITAS E O SEU CAPRICHO!
    BEIJÃO......

    ResponderEliminar
  11. Nárwen querida eis aqui uma sobremesa que já provei e amei, mas que não faria, pois eu não me dou bem com doces que vão claras, os suspiros por exemplo amo-os, mas não acerto uma vez sequer, sempre saem borrachudos e não sequinhos como eu gostaria, e olha que já experimentei várias receitas, decididamente não tenho mãos para doces a base de suspiro. Esse seu ficou maravilhoso como todos seus pratos aqui apresentados, não me arrisco, mas adoraria uma fatia hehe.Bjocas

    ResponderEliminar
  12. Olá Nárwen,
    a tua pavlova está maravilhosa...que delícia tão grande!! Gostei muito da combinação de chocolate com framboesas, é perfeita!
    Beijinho!

    ResponderEliminar
  13. Tenho que experimentar a versão chocolate. Ficou com um aspecto magnifico.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  14. Ana,
    As framboesas douradas são oriundas da Ásia, mas, em Portugal, vende-se as plantas(silvas)em determinadas floriculturas.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  15. Ando à muito para experimentar esta tua receita... :)
    Bem assim que tiver a minha cozinha operacional, vou ter que experimentar esta delicia. Bjs

    ResponderEliminar
  16. LINDA E QUE DELICIA QUE DEVE TER FICADO.
    SINTO-ME TENTADA EM FAZER...
    BJS

    ResponderEliminar
  17. Que sobremesa linda! Não conhecia framboesas douradas!Estamos sempre a aprender umas com as outras. Gostei muito deste doce.
    Bj
    Patrícia

    ResponderEliminar
  18. Olá Narwen! :)

    Também ando para fazer uma pavlova há uns tempos já! A tua ficou com um aspecto maravilhoso! Gostei muito!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  19. Uma maravilha amiga...muito bom mesmo....eu não consigo fazer heheehee...bjokitass

    ResponderEliminar
  20. Já fiz uma pavlova!!!heheheh e garanto-te que foi uma sobremesa que adorei.
    Enquanto não me decidi a fazer o meu filho não descançou! Ele também adorou!Então se ele vir a tua de chocolate não se cala até eu não fazer,lol.
    Ficou linda sobretudo com essas framboezas no topo.

    Beijinhos

    ResponderEliminar

Atualizações do Instagram | @SEUINSTAGRAM

https://www.instagram.com/narwens_cuisine/