Tagine ou tajine é um prato oriundo de Marrocos que se tornou um ícone gastronómico, sendo tradicional em diversos países árabes do norte de África.
Este, é também, o nome da panela especial utilizada na sua confecção, que é feita com barro cozido, pintado ou envernizado. Esta resiste a temperaturas elevadas de cozedura e é dotada de uma tampa cónica, concebida de forma a que todo o vapor condensado volte para o fundo da mesma. Sem a tampa, a base pode ser levada para a mesa, servindo, assim, de travessa.
Os pratos de tagine são cozinhados lentamente, em temperaturas baixas. Deste processo, resulta uma carne tenra, soltando-se dos ossos, com vegetais aromáticos e molho.
600g de borrego, cortado aos cubos
1/2 colher de chá de cominhos
1 colher de chá de canela (usei a canela da Condimar)
1 colher de chá de gengibre em pó
2 colheres de sopa de óleo de amendoim
1/2 colheres de chá de açafrão das índias
1/4 colher de chá de açafrão em rama* (usei o açafrão em rama da Condimar)
1/2 colher de chá de coentros em pó
1 cebola picada
5 dentes de alho, picados
2 colheres de sopa de mel
100g de damascos/alperces secos
Coentros frescos e picados q.b.
200g de couscous
Sal q.b. (usei o sal marinho Marnoto)
Pimenta branca q.b.
Num recipiente pequeno, adicione os damascos/alperces secos, encha-o com água e aguarde 15 minutos (reserve a água).
Numa caçarola anti-aderente deite o óleo, a cebola bem picada e os pedaços de borrego, alourando, este último, de ambos os lados. Acrescente o alho picado, a canela, o açafrão das Índias, o gengibre, os cominhos e o açafrão em rama. Envolva bem e cozinhe por dois minutos.
Adicione água suficiente para cobrir a carne, tempere com sal e pimenta branca e deixe ferver. Tampe e deixe cozinhar, em lume brando, por, aproximadamente, 40 minutos (adicionando mais água, se necessário).
Retire a tampa, adicione o mel e a água dos damascos, deixando cozinhar por 8 minutos. Adicione os damascos, rectifique o sal e a pimenta e cozinhe por mais 8 minutos.
Entretanto prepare o couscous, levando para ferver 200g de água temperada de sal. Deixe arrefecer um pouco e junte-a, aos poucos, ao recipiente (largo) onde deve colocar 200g de couscous. Tape o recipiente, deixe repousar 5 minutos e mexa bem os couscous, usando um garfo, até que este se encontrem soltinho.
Assim que a carne estiver tenra, rectifique, novamente, o sal e deixe cozinhar mais 2-3 minutos.
Sirva a carne polvilhada com coentros picados e acompanhe com o couscous.
Nota:
Por vezes, há uma certa confusão entre o açafrão real e o açafrão das índias, e é costume confundi-los com muita facilidade. No entanto, não são a mesma coisa, nem podem ser substituídos.
O Açafrão das Índias, também conhecido como curcuma ou açafrão da terra é um pó amarelado que provem de uma raiz semelhante ao gengibre. É, normalmente, usado como corante em ensopados, sopas, peixes, molhos e arroz.
O Açafrão é um tempero de perfume e gosto delicados que provem da flor de uma planta.
É caro, pois usam-se apenas os pistilos alaranjado da planta, sendo que, são necessárias 150 mil flores para se obter 1 k de pistilos.
Este tempera e dá cor a pratos de arroz, massas, sopas, carnes, pães e bolos. É indispensável na "paella" espanhola e em alguns receitas do risotto italiano.
O teu pratinho ficou com muito bom aspecto! Nunca comi assim o borrego, mas fiquei curiosa com o sabor!
ResponderEliminarUm beijinho e uma boa semana
Tem um aspeto muito apetitoso!
ResponderEliminarBjs
Adoro este prato!
ResponderEliminarFicou com um aspeto muito sedutor
Bjs
Ficou com um aspecto maravilhoso!
ResponderEliminarNunca comi tagine, mas tem bom aspecto :) Eu adoro borrego por isso ia gostar muito deste prato :)
ResponderEliminarimagino como deve ter ficado bom
ResponderEliminaradorei a apresentacao do prato.
Beijos
boracozinhar-lu.blogspot.com