Broa de Milho e Centeio com Chourição





















315g de farinha de milho amarela
225g de farinha de trigo
130g de farinha de centeio
30g de fermento de padeiro
350ml de água
1c. de sobremesa de sal (usei a flor de sal Marnoto)
½ c. de chá de açúcar
100ml de água morna
200g de chourição (usei da marca Beira-Lamego)
 


Dissolva o fermento em 1dl de água norma, juntamente com o açúcar e 2 colheres de sopa de cada farinha (misture a restante farinha num recipiente largo). 
Mexa com uma colher de pau e deixe a massa fermentar tapada em local quente, durante 15 minutos, até borbulhar. 
Entretanto pique o chourição em pedacinhos muito pequenos e reserve.
Ao fim deste tempo, faça um buraco no meio das farinhas e deita a mistura de fermento. Acrescente o resto da água, aos poucos, e vá amassando até a massa se despegar das paredes da tigela. 
Amasse bem até ficar mole e com consistência elástica. seguidamente, faça uma bola e trace uma cruz no topo da mesma. Disponha a massa num a tigela enfarinhada e deixe levedar, em local quente, tapada com um pano, durante uma hora e meia ou até a cruz desaparecer. 
Neste momento, junte o chourição picado à massa, volte a amassar mais um pouco e molde a broa num tabuleiro de ir ao forno, previamente enfarinhado.
Deixe repousar por mais 20 minutos e leve ao forno pré-aquecido a 225ºC, durante 10 minutos. Passado esse tempo, baixe a temperatura para 180ºC e deixa cozer por mais 30 minutos.




3 comentários:

  1. Adoro este tipo de broa e esta está linda!! Já agora, podes dizer-me onde compras a farinha de milho amarela? A que encontro é muito clarinha!!
    bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Lúcia,
      Eu também adoro broas de milho...e esta é deliciosa. Normalmente compro a farinha de milho da marca Nacional e, por vezes da Espiga. Esta broa em questão ficou ainda mais amarelinha devido aos sucos que o chourição libertou. Beijinhos

      Eliminar
    2. obrigada pela resposta! ;)

      Eliminar

Atualizações do Instagram | @SEUINSTAGRAM

https://www.instagram.com/narwens_cuisine/