18 gemas
2 claras
Calda:
250 ml de água
750 g de açúcar
Comece por passar as gemas por um passador fino e misture-as com as claras, sem bater, sendo apenas para ligar os dois elementos.
Leve ao lume o açúcar com a água e deixe ferver até atingir o ponto de fio (pegue uma pequena porção de calda entre os dedos polegar e indicador. Está no ponto se, ao separá-los, se formar uma fio flexível).
Estando o açúcar em ponto de fio, retire o tacho do lume e deite imediatamente, no centro deste, cerca de 1 dl da mistura de gemas. Leve novamente ao lume, sem mexer e deixe cozer até ficar semelhante a um crepe (deverá ficar cm uma capa sólida). Retire com a ajuda de uma escumadeira e coloque sobre uma peneira, a escorrer.
Borrife ou salpique a calda com água fria e repita a operação até terminar a mistura de gemas.
Para formar as trouxas, sobreponha duas placas, ficando a parte brilhante virada para baixo e apare as extremidades com uma faca, de modo a ficarem quadradas. Coloque as aparas no meio, enrole as trouxas e coloque-as num prato fundo.
Regue-as com a calda de açúcar, previamente passada por um coador, deixe arrefecer e leve a frigorífico até ao momento de servir.
Nota: Pode guardar a calda que sobejar para uma próxima vez, armazenando-a no frigorífico ou no congelador.
Ena, essas trouxas estão para lá de lindas. E devem estar tão boas... e light ah ah ah
ResponderEliminarTrouxas de ovos são um dos melhores doces conventuais. As tuas estão maravilhosas, perfeitas!
ResponderEliminarBeijinhos