Acepipes de Alheira





















2 alheiras (usei as especiais da Beira Lamego)
1 embalagem de biscottinas de azeite da marca Rústica / Rialto
Azeitonas mistas retalhadas com azeite, alho e oregãos da Maçarico


Comece por fatiar as alheiras com 1 cm de espessura e leve-as a grelhar numa frigideira sem qualquer adição de gordura. Quando escurecerem ligeiramente de um dos lados, vire-as, e deixe cozinhar do outro. Transfira-as para um prato e retire-lhes a pele com cuidado para não desmanchar as fatias e manter a forma redonda. 
Sobre cada uma das biscottinas de azeite, adicione uma fatia de alheira e termine com azeitonas.
Sirva de imediato.







Para acompanhar esta entrada, recomendo:



Espumante São Domingos Extra Bruto 
Caves do Solar de São Domingos


Castas: Arinto, Cercial e Chardonnay.

Notas de prova :
Aroma jovem, revelando muita frescura, com notas de alperce e pêra. A presença de levedura é indício do processo clássico de espumantização. Elegância na boca, vivo e muito complexo, bolha finíssima, tudo pleno de equilíbrio. Consensual e versátil para qualquer hora do dia ou da noite.

Comentário de Luís Lopes, in Revista de Vinhos, Jan.2012 – 15 pontos:
“Aroma discreto, mas franco e delicado, onde se descobrem frutos citrinos, algumas notas fermentativas. Bem composto, equilibrado, com acidez muito viva, próprio para pratos de sabor intenso.”






Aqui estão os produtos fantásticos que usei na preparação desta entrada.

O meu muito obrigada à Beira LamegoRialto, Maçarico Caves do Solar de São Domingos pela simpatia e pelos produtos, de grande qualidade, que me enviaram.






1 comentário:

  1. Para variar um pouco, eu manteria a azeitona e o vinho, mas substituiria a cobertura por um patê feito à base de queijo gorgonzola esmagado no azeite, com dentes de alho e cheiro verde e pimenta dedo de moça sem semente, tudo bem esmagadinho. Para finalizar, uma pitada de orégano, manjericão e uma colher generosa de requeijão cremoso. Aí é só misturar tudo até atingir uma consistência cremosa, mas firme o bastante para sustentar a azeitona. Experimente e depois me conte.

    ResponderEliminar

Atualizações do Instagram | @SEUINSTAGRAM

https://www.instagram.com/narwens_cuisine/