2 embalagens de farinheiritas Sicarze
2 placas de massa folhada rectangular com 300 g
4 maçãs reinetas grandes
1 fio de azeite (usei o Azeite Castelo de Marvão)
1 pitada de pimenta branca (usei da marca Margão)
Sementes de linhaça claras e escuras
1 ovo batido para pincelar
Comece por retirar a pele ás farinheiritas e desfaça-as em pedaços grosseiros.
Descasque as maçãs e corte-as em pequenos cubos.
Aqueça um pouco de azeite numa frigideira e junte-lhe as farinheiritas desfeitas, deixando cozinhar, em lume brando, por 2 minutos. Junte a maçã cortada, reservando 1/3 do preparado de maçã no frigorífico para usar mais tarde. Mexa, tempere com um pouco de pimenta, e deixe cozinhar por 2-3 minutos para que a maçã coza e comece a desfazer-se. Envolva para homogeneizar e deixe arrefecer completamente. Quando frio, junte-lhe a maçã que reservou e mexa.
Corte tiras de massa folhada com 10cm de largura, adicione, a cada uma delas, uma boa porção do recheio e dobre a massa de modo a obter um rectângulo semelhante a um embrulho. Dobre as pontas para baixo do folhado e, com cuidado, vire-o, de forma a que as dobras fiquem bem seladas na parte de baixo.
Volte o folhado para cima novamente e faça-lhe pequenos cortes com uma faca, para que saia o vapor, enquanto coze. Pincele com ovo batido e polvilhe com as sementes de linhaça.
Transfira os folhados para um tabuleiro forrado com papel vegetal e leve-os ao forno, pré-aquecido a 220ºC, por 15 minutos.
Sirva-os mornos ou frios.
Para acompanhar este folhado, recomendo:
Vinhão - Grande Escolha
Adega Ponte da Barca
Castas: Vinhão
Região: Vinhos Verdes
É um vinho verde obtido exclusivamente a partir da rigorosa seleção da mais ilustre casta tinta da região - Vinhão.
Com uma cor intensa e aroma a frutos vermelhos, tem um passado milenar e dispõe de características invulgares o que faz dele um vinho da modernidade pela sua polivalência gastronómica, sendo considerado um ex-libris na região.
Este é um vinho excelente para o acompanhamento de pratos muito variados, entre outros pratos de carne, principalmente grelhados e assados.
Aqui estão os produtos fantásticos que usei na preparação deste folhado.
O meu muito obrigada à Sicarze, Margão, Azeite Castelo de Marvão e Adega Ponte da Barca pela simpatia e pelos produtos, de grande qualidade, que me enviaram.
Que bom aspecto têm esses folhados.
ResponderEliminarBeijinhos,
Clarinha
http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/01/quiche-de-atum-e-milho-e-salame.html
Uma sugestão ótima para uma entrada. E simples. Devem ser uma maravilha.
ResponderEliminar