Nigiri - Sushi de Salmão Selvagem














Hoje trago mais uma receita com o fantástico Salmão Selvagem do Alasca que descobri!
Estou realmente fascinada com o seu sabor e textura...

Salmão Selvagem do Alasca, sendo este bem diferente do salmão de aquacultura, que todos consumimos. É diferente na cor, na textura, no sabor e nos benefícios para a nossa saúde. 
Aliás, o importante é ter em mente que o salmão proveniente de criação/aquacultura não é tão saudável quanto o selvagem. A maior parte do salmão que chega ao nosso prato tem valor nutricional baixo, elevada taxa de gordura, além de conter corantes artificiais e antibióticos. 
Sempre que possível, opte pelo salmão selvagem. 
É verdade que o preço do salmão selvagem do Alasca é substancialmente mais caro e não se encontra nos supermercados (descobri que há na Makro). Mas, lembre-se que a pesca nos mares do Alasca é sustentável, ambientalmente responsável e certificada.





1 lombo de salmão selvagem do Alasca
2 folhas de alga nori
Pasta de wasabi q.b.
Molho de soja q.b. (usei da marca Kikkoman)

220 g de arroz para sushi
500 ml de água
2 colheres de sopa de vinagre de arroz
1 colher de sopa de açúcar
1 pitada de sal (usei a flor de sal Marnoto)


Lave o arroz em água corrente fria, transfira-o para um passador de rede e deixe-o escorrer por 1 hora.
Ao fim deste tempo, aqueça 500ml de água e, quando ferver, junte-lhe o arroz escorrido. Deixe cozer, em lume brando, até que toda a água seja absorvida. Reduza o lume para o mínimo que puder, tape, e coza por mais 5 minutos. Retire o tacho para uma superfície neutra e, tapado, deixe repousar por mais 10 minutos (ao fim deste tempo o arroz deve apresentar-se ligeiramente pegajoso, mas firme).
Entretanto, misture o açúcar com o vinagre de arroz e o sal e leve ao lume para dissolver, mexendo.
Transfira o arroz para um recipiente largo (tabuleiro de barro/plástico ou tábua de cozinha), regue-o com a mistura anterior, envolva bem e espalhe-o com o auxilio de uma espátula. Deixe-o secar e arrefecer por cerca de 10 minutos.

Ao fim deste tempo, corte as folhas de alga nori em fitas com 1cm de grossura e reserve.
Corte cada pedaço de salmão em pequenas fatias finas (evite fazer pedaços grandes e desiguais, porque a apresentação do peixe é importante)
Passe as mãos por água (este método fará com que o arroz não se cole aos seus dedos), coloque uma porção de arroz na palma da sua mão e molde rolinhos alongados, pressionando-os bem.
Barre cada um deles com um pouco de pasta de wasabi, adicione uma pequena fatia de salmão e prenda cada sushi com uma fita de nori. 
Sirva com molho de soja.



Para acompanhar este prato, recomendo:



Vinho Branco Alvarinho Estreia - Reserva
Adega Ponte da Barca 
Viniverde

Tipo:Vinho Verde – DOC 
Categoria:Vinho Branco – Alvarinho ∙ Reserva ∙ Sub-Região de Monção e Melgaço 

Vinho Verde de cor citrina, obtido exclusivamente a partir da rigorosa seleção de uma das mais ilustres castas brancas da região — Alvarinho. É um vinho seco com aroma a frutos tropicais e notas minerais, envolvente, fresco e persistente. Vinho elegante com sobriedade aromática, o que faz dele uma companhia aprazível para momentos muito especiais. 











Aqui estão os produtos fantásticos que usei na preparação deste prato.

O meu muito obrigada à Kikkoman, Marnoto e Adega Ponte da Barca pela simpatia e pelos produtos, de grande qualidade, que me enviaram.







1 comentário:

  1. Nunca comi sushi. Ficou com óptimo aspecto.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/07/pao-de-santo-antonio.html

    ResponderEliminar

Atualizações do Instagram | @SEUINSTAGRAM

https://www.instagram.com/narwens_cuisine/