1 molho de grelos
1 broa de milho
8 dentes de alho laminados
1 dl de azeite extra virgem Casa Soares de Albergaria
Sal q.b.
1 lata pequena de feijão branco Compal
Bicarbonato de sódio q.b.
600 g de segredos de porco
3 dentes de alho
Sumo de limão
1 pitada de pimenta branca Margão
Sal q.b.
Comece por cortar os segredos de porco em pedaços mais pequenos e tempere com sal, sumo de limão, os dentes de alho laminados e a pimenta branca. deixe marinar por 1 hora.
Lave muito bem os grelos e descarte os talos mais duros e as folhas estragadas. Leve-os a cozer por 3-5 minutos em água fervente temperada de sal e bicarbonato de sódio. Escorra-os bem e reserve o caldo de cosedura, coado.
Pique os grelos miudinho e reserve. Esfarele a broa de milho e reserve.
Aqueça o azeite e junte os alhos picados, deixando-os amolecer um pouco em lume brando. Adicione os grelos escorridos e deixe saltear um pouco. Junte a broa esfarelada e o feijão escorrido. Deixe cozinhar, em lume brando, regando, caso necessário, com um pouco de água de cozedura dos grelos. É importante que a mistura não seque, mas também não deve ficar muito empapada. Tempere com sal, deixe cozinhar mais um pouco e reserve.
Coloque um pequeno fio de azeite numa frigideira e adicione a carne, deixando alourar em lume brando de ambos os lados. Quando estiver a seu gosto, sirva-a com as migas.
Coloque um pequeno fio de azeite numa frigideira e adicione a carne, deixando alourar em lume brando de ambos os lados. Quando estiver a seu gosto, sirva-a com as migas.
Para preparar esta receita usei a frigideira 24cm granito da Celar.
Como pode ver na imagem a carne ficou perfeita, sem pegar ao fundo e somente com um pequeno fio de azeite.
Veja o site da empresa!
Para preparar esta receita usei a tampa flor da Kochblume virada ao contrário para cozinhar a carne evitando os salpicos. devido a isto, a carne também ficou mais tenra.
Para acompanhar este prato, recomendo:
Castas: Alicante Bouschet (80%), Touriga Nacional (10%) e Syrah (10%)
Região: Alentejo
Enólogo: Paolo Fiuza Nigra
Enólogo: Paolo Fiuza Nigra
Cor: Vermelha escura.
Aroma: Bastante intenso e poderoso, onde sobressaem notas de cassis e ameixa preta, estando tudo em harmonia com a madeira.
Paladar: Macio, muito bem estruturado e untuoso. Taninos arredondados e presentes. Um conjunto vigoroso.
Bom dia Anabela!!
ResponderEliminarHoje ficava só pelas migas que adoro. Mas não é que a carne não esteja apetitosa, é por não ser apreciadora que bom aspecto tem ela :)
Bjinhos!! :)
http://bimbysaboresdavida.blogspot.pt/