1 embalagem de queijo de cabra curado Palhais original da Saloio
2 beringelas médias
250 g de tomate triturado Compal
1 cebola
Azeite q.b.
3 dentes de alho
2 c. chá de oregãos Margão
1 pitada de pimenta branca Margão
Sal marinho Marnoto q.b.
Comece por aparar as extremidades ás beringelas e corte-as, longitudinalmente, em fatias pouco grossas. Coloque as beringelas fatiadas num recipiente largo e polvilhe-as, abundantemente, com sal. Deixe repousar por 30 minutos.
Ao fim deste tempo, passe por água cada fatia de beringela e reserve.
Aqueça azeite e junte-lhe a cebola e os dentes de alho picados, deixando-os amolecer. Acrescente o tomate triturado, sal (mas pouco porque o queijo já tem muito sabor a sal), pimenta e oregãos. mexa e deixe refogar por 5 minutos. Passe o molho pela varinha mágica e reserve.
Enquanto isto, aqueça um pouco de azeite numa frigideira e salteie as fatias de beringela até que estas mudem de cor de ambos os lados e pareçam tenras.
Num tabuleiro cerãmico faça uma camada de molho de tomate, cubra com as fatias de beringela, encostando-as bem, e cubra com o quejo de cabra esfarelado. Siga este processo até terminarem os ingredientes tendo em atenção que a última camada deve ser de molho de tomate polvilhado com queijo.
Leve ao forno a 180ºC por 20 minutos e sirva com uma salada verde ou de pepino.
Para acompanhar este prato, recomendo:
Castas: Arinto, Antão Vaz e Verdelho
Região: Alentejo
Enólogos: Paolo Fiuza Nigra / Dinis Gonçalves
Prova
Cor amarela esverdeada, no aroma apresenta notas tropicais e citricas, sobressaindo abacaxi e limas maduras. Na boca mostra-se fresco, mineral e de boa persistência. Um conjunto agradável.
Aqui estão os produtos fantásticos que usei na preparação deste prato.
O meu muito obrigada à Compal, Saloio, Margão, Marnoto e Pontual Wines pela simpatia e pelos produtos, de grande qualidade, que me enviaram.
Olá! Que delicia de prato! Será que se pode mudar a beringela por courgette?
ResponderEliminarObrigadA!
Bom dia, o sabor ficará muito diferente se utilizar courgette, mas pode ficar bom. Se utilizar a courgette deve saltar o passo de colocar sal nas fatias e depois passa-las por água, deve apenas polvilhar com algum sal.
EliminarCumprimentos,
Anabela Sousa
Muito obrigada!
EliminarAi que coisa gostosa.
ResponderEliminarAdorava comer um pouco com um bom pão caseiro cozido a lenha.
Beijinhos,
Clarinha
http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2016/08/lasanha-de-alheira-e-beringela.html