Lombo de Porco Recheado com Ameixas e Ananás







1 lombo de porco FRANCISGOOD
250 ml de caldo de carne
1 cebola grande
2 dentes de alho
1 embalagem de ameixas secas sem caroço
1 lata de ananás em calda
Tomilho biológico, Bio Aroma Alentejo (adquirir contatando por aqui)

Marinada:
2 c. sopa de azeite
3 dentes de alho, bem picados
1 dl de vinho branco
1 c. chá de pimentão doce Margão
1 pitada de pimenta branca Margão
1/3 de c. café de louro em pó
Sal q.b. (usei o sal marinho Marnoto)
Molho de piripiri (usei o de piripiri extra picante Paladin)

Puré de maçã:
2 kg de maçãs 
120 g de manteiga Lacticínios do Paiva
8 c. sopa de vinho branco

Pimenta branca 



Comece por abrir o lombo de porco em forma de manta; faça um corte horizontal, a um terço da altura do lombo de porco, mas sem o separar em duas peças. Depois, começando onde terminou este corte, faça um corte para baixo até atingir outro terço da carne. Por fim, faça outro corte horizontal para o sentido oposto, de modo a abrir a carne num retangulo, mas sem separar nenhuma das partes. Com um martelo de cozinha bata um pouco a carne para que fique, toda ela, com a mesma espessura.
De seguida, misture todos os ingredientes da marinada e regue a carne com eles. Coloque a carne no frigorífico e deixe marinar de um dia para o outro.
Retire a carne da marinada, reservando-a. Estenda a carne e cubra-a com fatias de ananás e ameixas, enrole como se fosse uma torta e ate bem com fio de cozinha.
Coloque um fio de azeite num tabuleiro de forno e adicione-lhe os dentes de alho laminados e a cebola em meias luas. Adicione o rolo de carne e regue com a marinada e com o caldo de carne. Leve ao forno, previamente aquecido a 160ºC, durante 2 horas ou até a carne se encontrar tenra. A meio do assado, acrescente fatias de ananás e ameixas sobre o rolo de carne e regue com um pouco da calda do ananás.
Entretanto, aqueça a manteiga e junte-lhe as maçãs descascadas e em pedaços pequenos.
Mexa e deixe cozinhar durante 3 minutos. Regue com o vinho branco, mexa bem, tape e deixe cozer até que a maçã comece a desfazer-se.Tempere com pimenta branca, reduza a puré. 
Sirva a carne fatiada acompanhada do puré de maçã.





Para acompanhar este prato, recomendo:






Alicante Bouschet 
Herdade do Rocim
Tinto

Castas: Alicante Bouschet 
Ano: 2015


O “Herdade do Rocim” Alicante Bouschet é um vinho genuíno, produzido a partir da paixão de gerações que tiveram sempre pela terra o maior respeito e ternura. É produzido a partir da casta Alicante Bouschet, cuidadosamente pisada a pé em lagar de pedra tradicional. Estágio em balseiros de carvalho francês.

Encomende aqui: http://rocim.pt/



 Aqui estão os produtos fantásticos que usei na preparação desta receita.

 O meu muito obrigada à FRANCISGOOD, Aroma Alentejo, Paladin, Lacticínios do Paiva, Margão, Marnoto Herdade do Rocim pela simpatia e pelos produtos, de grande qualidade, que me enviaram.






Sem comentários:

Enviar um comentário

Atualizações do Instagram | @SEUINSTAGRAM

https://www.instagram.com/narwens_cuisine/