Semifrio de Morango, Baunilha e Chocolate






500 g de morangos
200 g de açúcar
3 folhas de gelatina vermelha
12 g de gelatina em pó (que pode adquirir na Gloodclicando aqui)
1/2 c. chá de aroma a baunilha (que pode adquirir na Gloodclicando aqui)
400 ml de natas
200 g de iogurte grego, natural
Sumo de limão q.b.

Salame de Chocolate:
150 g de chocolate 55% de cacau Casa Grande - Fábrica de Chocolates

90 g de açúcar amarelo
70 g de manteiga  Lacticínios do Paiva
100 g de ovo liquido pasteurizado Dovo (equivalente a 2 ovo M) da Derovo
150 g de bolachas de manteiga St Michel


Robot de cozinha kMix vermelho da Kenwood
Prato com medalhões, 22 cm, rosa, coleção Pérola da MOLDE



Comece por derreter o chocolate, em pedaços pequenos, em banho-maria e junte-lhe a manteiga, misturando para incorporar. Junte o açúcar e deixe arrefecer. 
À parte, vá desfazendo as bolachas em pequenos pedaços. 
Quando o chocolate estiver quase frio junte os ovos e envolva tudo muito bem. 
Por fim junte as bolachas, misture bem com as mãos e transfira a mistura para uma forma redonda de aro amovível. Alise a superfície e leve ao frigorífico por 20 minutos.
Enquanto isto, prepare aos cremes; demolhe as folhas de gelatina num pouco de água fria. Noutro recipiente, adicione duas colheres de água à gelatina em pó, para hidratar. Reserve por 10 minutos.
Ao mesmo tempo, leve os morangos ao lume, em pedaços, juntamente com algumas gotas de sumo de limão, 100 g de açúcar e uma colher de água. Deixe cozinhar, em lume brando, até começarem a desfazer-se. Reduza a puré e junte-lhe as folhas de gelatina vermelhas, espremidas, e mexendo até que se dissolvam.
À parte, bata as natas com algumas gotas de limão até obter chantilly firme. Junte-lhe o iogurte grego e o restante açúcar (100g), misturando bem. 
Adicione duas colheres deste creme à gelatina em pó hidratada e leva-se ao lume, para dissolver. Junte ao creme de natas e envolva bem.
Retire 1/3 deste creme branco e junte-o ao creme de morango, misturando para incorporar. Ao restante creme branco deve juntar a baunilha e mexer bem. De seguida, coloque-o sobre o salame de chocolate. Alise a superfície e leve ao congelador por 30 minutos.
De seguida, coloque o creme de morango sobre a camada de creme branco, alise a superfície e leve ao frigorífico de um dia para o outro.
Desenforme com cuidado, decore com morangos e chocolate, a gosto e sirva fresco.




Aqui estão os produtos fantásticos que usei na preparação desta receita.

O meu muito obrigada à Casa Grande - Fábrica de Chocolates, Kenwood, Glood, Lacticínios do Paiva, St Michel, Molde e Derovo pela simpatia e pelos produtos, de grande qualidade, que me enviaram.