Empadão de Pescada com Delícias do Mar








500g de postas de pescada FRANCISGOOD
3 dentes de alho
1 cebola média
60ml de polpa de tomate Compal da Horta
2 tomates chucha
Sal
1 boa pitada de pimenta branca Margão
80 ml de vinho branco
3 c. sopa de azeite, extra virgem, Transmontanos
1 embalagem de delícias do mar
Molho de piripiri (usei o de piripiri Habanero à portuguesa Paladin)
2 hastes de salsa
2 hastes de coentros, biológicos, Bio Aroma Alentejo (adquirir por aqui)

Puré de batata:
600g de batatas
Flor de sal (usei a flor de sal Marnoto)
1 c. sopa de manteiga Lacticínios do Paiva
150ml de leite
1 pitada de pimenta branca
1 pitada de noz-moscada
Ovo batido (usei o Ovo em spray da Derovo)


Comece por aquecer o azeite e junte-lhe a cebola e os dentes de alho, ambos picados grosseiramente. Deixe-os amolecer e acrescente o tomate em pedaços, refogando durante 3 minutos. Acrescente a polpa de tomate e reduza o molho a puré.
Acrescente o peixe em postas, regue com o vinho branco e tempere com sal, pimenta e molho de piripiri. Baixe o lume, tape o tacho, e deixe cozinhar por 4 minutos. Cubra o peixe com água, junte-lhe as ervas aromáticas, picadas, e deixe cozinhar, destapado, até que o peixe esteja macio.
Retire o peixe para um prato, descarte peles e espinhas e desfie-o. Volte a colocar o peixe no molho e leve ao lume apenas o tempo necessário para que o molho reduza. Retifique os temperos.
Para fazer o puré de batata, deve descascar as batatas e corta-las em pedaços pequenos. Leve-as ao lume, em água fervente temperada com sal, de deixe-as cozinhar por 15-20 minutos ou até estarem bem cozidas.
Logo de seguida, escorra as batatas e esmague-as com um garfo. Coloque este preparado numa panela juntamente com a manteiga e o leite. Leve a lume brando, tempere com sal, pimenta e noz moscada e misture bem para incorporar os ingredientes. Caso haja alguns grumos, passe o puré pela varinha mágica apenas por alguns segundos para não perder a consistência.
Numa travessa de ir ao forno, faça uma boa camada com o puré de batata (use metade do que preparou). De seguida, adicione o peixe estufado, as delicias do mar (cortadas em cubinhos) e termine adicionando o restante puré.
Alise a superfície do puré e adicione o ovo batido sobre este.
Leve ao forno, previamente aquecido a 180ºC, durante 15-20 minutos ou até que o puré se apresente dourado.




Aqui estão os produtos fantásticos que usei na preparação deste prato.

O meu muito obrigada à  FRANCISGOOD, MargãoCompal da Horta,Paladin, Derovo, Lacticínios do Paiva, Aroma Alentejo, Transmontanos, Marnoto  pela simpatia e pelos produtos, de grande qualidade, que me enviaram.












1 comentário:

Atualizações do Instagram | @SEUINSTAGRAM

https://www.instagram.com/narwens_cuisine/