Bengalas de Amêndoa (Natal)

 





300g de farinha
120g de amêndoas bio Transmontanos
250g de manteiga com sal
140g de açúcar 
60g gema de ovo (equivalente a 3 gemas de ovo grande) da Derovo
1 c. chá de açúcar baunilhado 
1 c. sobremesa de essência de baunilha Condi
1 c. chá de corante alimentar vermelho
1 pitada de sal fino (usei a flor de sal Marnoto)


Comece por triturar as amêndoas até obter uma espécie de farinha fina (as amêndoas não devem ter pele). 
No recipiente da batedeira coloque o açúcar e a manteiga e bata bem até obter um creme fofo e volumoso (cerca de 5-7 m). Adicione as gemas, o açúcar baunilhado e a baunilha, batendo até ficar uma mistura homogénea (raspe a massa das laterais da tigela quando necessário). Acrescente a farinha com o sal, em três adições e bata até obter uma massa lisa.
Divida a massa em duas partes iguais, pesando-as. Numa delas coloque o corante vermelho e bata em velocidade baixa até que toda ela se encontre com a mesma cor (pode adicionar mais ou menos corante consoante o tom que deseja obter). Em seguida faça uma bola com cada uma das massas e embrulhe-as, separadamente, em película aderente. Leve-as ao frigorífico por 30-60 minutos.
Pré-aqueça o forno 190Cº.
Passado este tempo, retire ambas as massas do frigorífico. Retire de ambas um pedaço de massa do tamanho de uma noz. E, colocando-as em locais diferentes de uma superfície de trabalho, estique a massa usando as mãos e formando um rolo fininho com 10-12 cm de comprimento. Coloque as duas "cordas" de massa, uma branca e outra vermelha, ao lado uma da outra. Pressione-as suavemente para que se unam e torça as duas cordas para formar uma espiral. Dobre uma das extremidades dos biscoitos para baixo de modo a fazer um gancho (irá parecer uma bengala).
Coloque os biscoitos num tabuleiro forrado com papel vegetal deixando 5 cm de espaço entre si. 
Leve ao forno a 190Cº, colocando os tabuleiros no centro do mesmo, por cerca de 8-10 minutos ou até endurecerem e as bordas dos mesmos começarem a dourar. 
Retire do forno e deixe arrefecer completamente e só depois pode tira-los do tabuleiro. Guarde num recipiente hermeticamente fechado.



1 comentário:

  1. Que fofas.

    Beijinhos,
    Clarinha
    https://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.com/2022/12/arroz-de-enchidos-com-ovo-mexido.html

    ResponderEliminar

Atualizações do Instagram | @SEUINSTAGRAM

https://www.instagram.com/narwens_cuisine/