Bagels (tipo Americano)

 











O bagel nasceu na Polónia mas é muitas vezes associados á cidade de Nova Iorque e ao seu pequeno-almoço clássico de bagels e queijo-creme. E foi lá que nasceram diferentes receitas a partir da base polaca, muitas delas que levam o comum bagel a parecer, não um pão, mas algo mais semelhante a um bolo.





225 ml de leite 
50g de manteiga 
25g de açúcar 
15g de fermento fresco
1 pitada de sal 
400g de farinha 
1 ovo batido 
sementes de sésamo 
sementes de papoila 
sementes de linhaça branca e preta



Aqueça o leite até este ficar morno. Junte-lhe o fermento e o açúcar e mexa até este se dissolver. Junte-lhe a farinha, o sal e a manteiga e misture até formar uma massa homogénea. Deixe repousar cerca de 1:30-2 horas, ou até dobrar de volume. Ao fim desse tempo forme pequenas bolas (8) e fure-as no meio de forma a ficar com a forma de um "donuts". Coloque-as sobre um tabuleiro forrado com um pano com algum espaço entre cada uma e tape-as com um pano. Deixe repousar por mais 30minutos.
Leve uma panela ao lume com água. Assim que esta ferver coloque os pães lá dentro e espere que eles subam até a superfície o que demora cerca de 20 segundos. Retire-os e escorra ligeiramente sobre um pano de cozinha. 
Coloque depois os bagels num tabuleiro forrado com papel vegetal, pincele-os com o ovo batido e salpique-os abundantemente com sementes de sésamo ou de papoila. 
Leve ao forno (180ºC) durante 20 a 30 minutos, até os bagels estarem cozidos e dourados. 


Sugestão: Pode come-los com queijo, manteiga, enchidos, saladas, compotas ou como mais gostar. Ou então pode fazer ao estilo americano e torra-los e barra-los com queijo-creme.

Nota: Rende 8 bagels.