Molho Béchamel




O Molho Béchamel, também conhecido como molho branco, é um dos primeiros molhos a surgirem na cozinha francesa, mas que também é usado em muitas receitas da cozinha italiana Segundo alguns, este molho teria sido criado por um jovem cozinheiro do séc. XIX, o francês Antoine Carême (considerado o primeiro "chef-celebridade"). No entanto, o nome Béchamel poderá vir também de outro francês que vivei dois séculos antes do cozinheiro Antoine. O seu nome era Louis Béchameil de Nointel, Maître d'hotel do rei Lúis XIV e há registos de que nessa época já existiam molhos à base de natas.
Nos dias de hoje, o Béchamel também serve como base para outros molhos, como é o caso, por exemplo, do molho Mornay (que é Béchamel com queijo).



500 ml de leite
40 g de manteiga/margarina
50 g de farinha
sal e pimenta q.b.
noz-moscada q.b.


Num tachinho coloque a manteiga ou margarina a aquecer e mexa até que fique espumosa, nessa altura junte a farinha e mexa bem até dourar. Incorpore o leite aos poucos, batendo sempre com uma vara de arames até o molho começar a ferver. Deixe ferver por mais 2 minutos, mexendo sempre até engrossar. Tempere com sal, pimenta e a noz-moscada, mexa bem e está pronto a usar.