Murg Makhani (Frango na Manteiga)






Murg Makhani (Murg = Frango, Makhani = Manteiga), ou seja, Frango na Manteiga, é um prato de origem Indiana.
O seu sabor é muito especial, um tanto ou quanto agridoce... é ideal para quem gosta de especiarias e sabores diferentes. 




Marinada: 
3 peitos de frango (em pedaços)
1 colher de chá (bem cheia) de pimentão-doce 
1 colher de chá de cominhos em pó
1 colher de sobremesa de gengibre em pó
1 colher de sobremesa de alho em pó
2 colheres de sopa de iogurte natural 
2 colheres de sopa de sumo de limão
Sal q.b.


Molho: 
3-4 colheres de sopa de manteiga (pode usar manteiga comum ou Ghee - manteiga clarificada)
1 colher de chá de canela em pó
1 colher de chá de pimentão-doce
1 colher de chá de gengibre em pó
1 colher de chá de alho em pó
1 colher de café de cominhos em pó
1 folha de louro
1 lata de tomate pelado (400g)
100 ml de natas
1 pitada de açúcar (importante colocar, pois irá retirar a acidez do tomate)
Coentros frescos picados q.b.
Sal q.b.



Corte os peitos de frango em pedaços pequenos (cubinhos), coloque-os num recipiente largo e tempere-os com sal, pimentão-doce, cominhos, gengibre, sumo de limão, iogurte e sal. Com as mãos (ou uma colher) envolva bem o tempero no frango de modo a ficar bem distribuído em termos de sabores. Cubra o recipiente com película aderente e deixe marinar por duas horas, pelo menos.
Após esse tempo divida a manteiga (tem de ser mesmo manteiga, não pode substitui-la por margarina) em duas partes iguais, reserve uma delas. Com a parte da manteiga que não reservou deve fritar os pedacinhos de frango até estarem bem lourinhos.
Retire o frango da frigideira e no molho existente junte a restante manteiga que reservou, deixe derreter e adicione alguns dos ingredientes para o molho: pimentão-doce, cominhos, gengibre, alho, louro e a canela. 
Deixe cozinhar 2-3 minutos e vá mexendo sempre. Findo este tempo retire a folha de louro e junte o tomate pelado bem picadinho. Deixe apurar por volta de 10 minutos e passe o molho pela varinha magica de modo a obter uma espécie de creme. 
Após isto, rectificam-se os temperos de sal e açúcar (é importante que o molho fique doce). Acrescente as natas e mexa muito bem até obter um molho bastante cremoso e homogéneo, volte a rectificar os temperos, caso seja necessário. 
Por fim, junte o frango ao molho e envolva muito bem, deixe cozinhar por mais 4-5 minutos. Findo este tempo retire do lume e polvilhe com coentros frescos picados.
Sirva de imediato acompanhado de arroz basmati.