Pudim de Pão







1 litro de leite
250g de pão
200g de açúcar
6 ovos
1/2 limão (raspa)
50-100g de açúcar (para o caramelo)




Ligue o forno a 190Cº.
Aqueça o leite num tacho largo. Corte o pão em pequenos pedaços e junte-os ao leite, triturando-o com a varinha mágica.
Bata os ovos com o açúcar até obter um creme esbranquiçado. Junte-lhes a raspa de limão e o preparado do pão, misture muito bem ate obter um creme homogéneo (se for necessário use a varinha mágica).
Na forma de pudim metálica (tem de ser em metal) adicione o açúcar para o caramelo, coloque-a sobre o bico mais pequeno do fogão e aguarde que o açúcar derreta. Quando isto acontecer ande com a forma de roda para distribuir o caramelo por toda a superfície metálica (se preferir um caramelo mais líquido junte um pouco de água quente).
Verta  a mistura de pão na forma untada com caramelo e leve ao forno, em banho-maria, durante 1 hora e 20 minutos, aproximadamente. Retire do forno, deixe arrefecer e desenforme (só pode desenformar depois de bem frio senão o pudim desfaz-se).


5 comentários:

  1. Que pudim mais lindo!!!!A minha mãe faz um muito parecido!!!

    bjokas
    Rita

    ResponderEliminar
  2. Olá! Tem que ser numa forma fechada ou não é preciso?
    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Não é preciso...eu usei uma forma normal com buraco e coloquei dentro de um tabuleiro com água...e ficou perfeito.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Só fiz esse pudim uma vez há muito, muito tempo. Como não saiu nada de jeito nunca mais tentei. Agora fizeste-me lembrar... numa próxima faço pela tua receitinha a ver se corre melhor. Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Pudim de pão é um dos meus preferidos, ele fica com uma consistência deliciosa, a sua receita é muito boa,gostei de todos seus pudins Nárwen, foi muito bom seu post mostrando todos eles. Bjos querida úm ótimo domingo

    ResponderEliminar

Atualizações do Instagram | @SEUINSTAGRAM

https://www.instagram.com/narwens_cuisine/